Busca avançada
Ano de início
Entree

A estrutura da memória de trabalho visual: evidências baseadas no efeito do ruído visual dinâmico

Processo: 12/17281-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Cesar Alexis Galera
Beneficiário:Rafael Vasques
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Memória visual   Memória de curto prazo

Resumo

O modelo de memória visuoespacial de Logie explica uma grande quantidade de dados experimentais, porém encontra dificuldades com os resultados encontrados com o uso do Ruído Visual Dinâmico (RVD), que consiste em uma tela composta de quadrados alternando aleatoriamente entre preto e branco. O RVD prejudica a codificação e a recuperação, mas não a manutenção, de memórias criadas a partir de imagens mentais. Esse efeito implica em acesso direto a algum armazenador visual, o que não é previsto no modelo de Logie. Uma possível solução apresentada por Quinn é baseada no modelo de processamento visual de Kosslyn. Porém a maioria dos resultados de interferência do ruído ocorre com memórias criadas a partir de imagens mentais e dificilmente apresenta resultados com estímulos visuais, o que permitiria generalizar os efeitos obtidos com o RVD para tarefas de memória visual resultando em uma base empírica mais ampla para o entendimento dos processos cognitivos relacionados a imagens visuais e à estrutura da memória visual. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a proposta de Quinn ao tentar generalizar os efeitos obtidos com o RVD em tarefas baseadas em imagens mentais para tarefas de memória visual, utilizando as matrizes do Visual Patterns Test. Esperamos que o RVD prejudique a codificação e recuperação das matrizes, mas não tenha efeito durante a manutenção. Nos experimentos 1 e 2 avaliaremos o efeito na codificação e manutenção, no experimento 3 na recuperação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASQUES, Rafael. A estrutura da memória de trabalho visual: evidências baseadas no efeito do ruído visual dinâmico. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.