Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espacial da ocorrência de leishmaniose visceral americana na cidade de Birigui, São Paulo - Brasil

Processo: 12/17564-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Francisco Chiaravalloti Neto
Beneficiário:Carolina Portugal Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Humanos   Análise espacial

Resumo

Introdução: O primeiro caso autóctone de leishmaniose visceral americana (LVA) em humanos na cidade de Birigui ocorreu em 1999 e o número de ocorrências vem aumentando com o tempo, constituindo um grave problema de Saúde Pública.Objetivos: descrever, no tempo e no espaço, a ocorrência de LVA em Birigui; identificar, no espaço e no espaço-tempo, aglomerados de casos de LVA e áreas de maior risco para a sua ocorrência. Métodos: A área de estudo será a cidade de Birigui e serão analisados os casos autóctones de LVA humana com ocorrência entre 1999 e 2012. Os endereços de residência dos casos serão geocodificados, permitindo a obtenção de mapas com as primeiras ocorrências de LVA e das taxas de incidência da doença segundo setores censitários da cidade. Serão utilizadas estatísticas de varredura disponíveis no programa SaTScan para identificação de aglomerados de casos de LVA no espaço e no espaço-tempo e para identificação de áreas de maior risco para ocorrência da doença.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, CAROLINA PORTUGAL; OLIVEIRA, AGDA MARIA; COLEBRUSCO RODAS, LILIAN APARECIDA; DIBO, MARGARETH REGINA; GUIRADO, MARLUCI MONTEIRO; NETO, FRANCISCO CHIARAVALLOTI. Temporal, spatial and spatiotemporal analysis of the occurrence of visceral leishmaniasis in humans in the City of Birigui, State of Sao Paulo, from 1999 to 2012. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 47, n. 3, p. 350-358, MAY-JUN 2014. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.