Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos morfológicos, histoquímicos e ultraestruturais do tubo digestivo de espécies do gênero Leporinus (Characiformes, Anostomidae)

Processo: 12/17810-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vicentini
Beneficiário:Renata Alari Chedid
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Trato digestivo de animal   Peixes   Histoquímica

Resumo

Estudos sobre as características morfológicas do tubo digestivo, associados aos processos de digestão e absorção de nutrientes, são essenciais para a compreensão da fisiologia e nutrição de peixes, auxiliando no planejamento de dietas comerciais para proporcionar melhorias no manejo e sucesso em piscicultura. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever o tubo digestivo de três espécies de relevância comercial do gênero Leporinus (L. elongatus, L. obtusidens e L. macrocephalus), para embasar a criação em pisciculturas. O gênero Leporinus é composto por peixes reofílicos, onívoros, que apresentam características favoráveis para a criação em pisciculturas, como facilidade de reprodução em cativeiro e fácil aceitação da ração na fase adulta. Porém, a criação dessas espécies ainda é rudimentar devido à falta de informações e de alimentação adequada. Para este estudo, vinte exemplares de cada espécie serão coletados no rio Paraná. Os animais serão abatidos em solução de cloridrato de benzocaína. Em seguida, será feita uma incisão longitudinal na região ventral dos animais para análise e retirada dos órgãos do tubo digestivo. Serão realizadas análises macroscópicas envolvendo identificação e morfometria dos órgãos. Para análises histológicas fragmentos de tecidos serão fixados em solução de Karnovsky modificado, submetidos à rotina de inclusão em historesina e corados com azul de toluidina a 1%, tricrômico de Masson e HE. Para microscopia eletrônica de transmissão, os fragmentos serão submetidos à rotina de inclusão em resina araldite, os cortes serão montados em telas de cobre e contrastados com acetato de uranila e citrato de chumbo para a análise das características ultraestruturais do epitélio de revestimento do tubo digestivo. Para análises histoquímicas fragmentos de tecidos serão fixados em solução de Bouin e destinados a rotina de inclusão em paraplast. Secções histológicas serão submetidas a reações histoquímicas para detecção de mucossubstâncias com ácido periódico de Schiff (PAS), Alcian Blue (AB pH 1,0 e pH 2,5) e AB (pH 2,5) + PAS. O presente estudo visa contribuir com novos conhecimentos em relação aos aspectos morfofuncionais do tubo digestivo de peixes onívoros e fornecer suporte para desenvolvimento da piscicultura nacional baseada nessas espécies. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHEDID, Renata Alari. Estudos morfológicos, histoquímicos e ultraestruturais do tubo digestivo de três espécies do gênero Leporinus (Characiformes, Anostomidae). 2016. 97 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Centro de Aqüicultura..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.