Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da colonização inicial no desenvolvimento e estruturação de comunidades marinhas incrustantes de sublitoral

Processo: 12/18432-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Augusto Alberto Valero Flores
Beneficiário:Edson Aparecido Vieira Filho
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comunidades marinhas   Competição animal

Resumo

O processo de sucessão é definido como as mudanças na estrutura e composição da comunidade ao longo do tempo. Ele é amplamente estudado e, desde o início, trabalhos descritivos revelaram a natureza variável, complexa e contexto-dependente da sucessão. Entretanto um melhor entendimento dos fatores atuantes no processo só é possível através de experimentação. Comunidades marinhas são excelentes modelos para esse tipo de abordagem, uma vez que são muito dinâmicas e seus organismos são conhecidos e facilmente manipuláveis. Essas comunidades são caracterizadas por uma sucessão gradual e contínua. Apesar disso, a estocasticidade é uma característica marcante do ambiente marinho e, por isso, as configurações iniciais da comunidade e suas implicações no processo de sucessão e na estrutura da comunidade ao alcançar estágios de equilíbrio são extremamente variáveis. Em alguns casos ocorre a substituição hierárquica de espécies, enquanto que em outros, efeitos de prioridade se estabelecem desde o início mantendo a diversidade baixa. O interesse deste estudo é manipular as configurações iniciais da comunidade e entender como que esta se desenvolve e estrutura a partir dos diferentes cenários. Manipularei a identidade dos colonizadores, a riqueza de espécies e a diversidade funcional inicial, para examinar como a comunidade se desenvolve em cada uma dessas configurações. Além disso, investigarei como essas diferentes configurações iniciais atuam na suscetibilidade da comunidade à entrada de espécies potencialmente invasoras. Esses experimentos contribuirão para entender isoladamente a ação de cada processo, assim como sua ação integrada no processo de sucessão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, GUSTAVO M.; VIEIRA, EDSON A.; PESTANA, LUEJI; MARQUES, ANTONIO C.; KARYTHIS, SIMON; JENKINS, STUART R.; GRIFFITH, KATHERINE. Calcareous defence structures of prey mediate the effects of predation and biotic resistance towards the tropics. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS, v. 26, n. 9 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.
VIEIRA, EDSON A.; DIAS, GUSTAVO M.; FLORES, AUGUSTO A. V. Adding early-stage engineering species affects advanced-stage organization of shallow-water fouling assemblages. Hydrobiologia, v. 818, n. 1, p. 211-222, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
VIEIRA, EDSON A.; FLORES, AUGUSTO A. V.; DIAS, GUSTAVO M. Persistence and space preemption explain species-specific founder effects on the organization of marine sessile communities. ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 8, n. 6, p. 3430-3442, MAR 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Edson Aparecido Vieira. Efeito da colonização inicial no desenvolvimento e estruturação de comunidades marinhas incrustantes do sublitoral raso. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.