Busca avançada
Ano de início
Entree

Os "povos do centro" e sua ação política: uma antropologia do conflito na Amazônia contemporânea

Processo: 12/18482-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Evelina Dagnino
Beneficiário:Marco Alejandro Tobón Ocampo
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):População indígena   Cultura indígena   Conflitos armados   Etnologia

Resumo

O propósito fundamental deste estudo é compreender como os povos indígenas uitoto, muinane, andoke e nonuya da Amazônia colombiana - autonomeados "gente do centro"-, encaram sua vida social e constroem posições políticas autônomas frente aos atores do conflito armado, a guerrilha das FARC e o exército oficial. A guerra colombiana, que dura mais de cinquenta anos, estendeu sua dinâmica armada, na última década, para os territórios amazônicos dos povos indígenas. Estes fatos exigem um sério esforço analítico que explique a situação humanitária que a guerra gera na realidade indígena local. Para aprofundar no conhecimento das condições humanitárias geradas pelo conflito, este estudo apelará a recursos etnográficos dirigidos a enfocar as experiências nas quais a cultura participa na organização da ação política e dos processos de resistência locais. Propõe-se, em consequência, contribuir às abordagens que concebem a cultura como constitutiva dos modos de ação política. Esta perspectiva se enquadra nos debates atuais de uma antropologia amazônica que tem o desafio de pensar como o modo de vida indígena e, as práticas culturais cotidianas, integram a defesa de sua autonomia política e a construção da história regional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OCAMPO, Marco Alejandro Tobón. Humanizar o feroz : uma antropologia do conflito armado na Amazônia colombiana. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.