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Formação de almas e inteligências: a Liga do Professorado Católico e a Ação Católica no estado de São Paulo

Processo: 12/03035-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Agueda Bernardete Bittencourt
Beneficiário:Ana Regina Pinheiro
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51829-0 - Congregações católicas, educação e Estado Nacional no Brasil (1840-1950), AP.TEM
Assunto(s):História da educação   Associativismo   Professores   Catolicismo

Resumo

A presente pesquisa pretende analisar as relações de integrantes do magistério paulista com a Liga do Professorado Católico, no contexto da escola pública de formação de professores e do associativismo docente, em São Paulo, nas décadas de 1920 e 1930. Tem por proposta relacionar a produção e atuação desses educadores e dirigentes à construção da escola pública e laica, em dois momentos da inserção do movimento católico na educação: no período de intensificação das reformas da instrução pública e do surgimento da Liga, a partir de 1919, e durante a implantação das políticas de nacionalização do ensino e da criação da Confederação Católica Brasileira de Educação, em 1933. Pretende-se estudar a mediação e as articulações entre essas entidades e os educadores e dirigentes católicos paulistas; identificar as alianças que motivaram o surgimento da Liga e garantiram sua legitimidade; caracterizar as continuidades da ação católica no campo educacional, tanto nas formas do associativismo docente quanto na orientação do ensino público em São Paulo e no plano nacional, durante a chamada Primeira República. Vislumbra-se, ainda, por meio dessa estratégia, a existência de uma rede de impressos, boletins, jornais e revistas católicas que, produzidos por essas entidades, visavam à circulação regional e nacional e eram destinadas a orientar a ação dos educadores católicos. (AU)