Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento com infiltrante resinoso em cáries artificiais e após novo desafio ácido

Processo: 12/13157-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Linda Wang
Beneficiário:Larissa Vasconcellos Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desmineralização do dente   Cárie dentária   Testes de dureza   Cimentos dentários

Resumo

A cárie é uma doença infecciosa multifatorial que causa a desmineralização dos tecidos dentais duros devido aos ácidos produzidos pelo metabolismo bacteriano. Seu primeiro sinal clínico corresponde a uma lesão de mancha branca no esmalte dentário. O contexto preventivo atual da Odontologia busca estratégias de tratamento para as lesões precoces a fim de se evitar sua progressão e consequente necessidade de tratamento invasivo. Uma alternativa de tratamento para lesões iniciais introduzida no mercado recentemente é o infiltrante de cárie. Este é um agente resinoso com alto poder de penetração que infiltra o tecido dentário preenchendo os poros do esmalte desmineralizado, impedindo a sua progressão. Estudos laboratoriais que avaliam este produto têm sido feitos utilizando principalmente um modelo de cárie artificial, porém outros modelos são comumente utilizados nas investigações em Cariologia, que podem responder de forma diferente à ação do infiltrante. Outra limitação da maioria dos estudos deste material é a falta de novo desafio ácido para avaliar a resistência pós-tratamento. O presente projeto tem o objetivo de avaliar por meio da microdureza o efeito do infiltrante Icon® sobre diferentes lesões cariosas artificiais, e sua resistência após novo desafio ácido. Para tanto, lesões cariosas artificiais serão produzidas em 120 espécimes de esmalte bovino através de três diferentes protocolos (gel MC, solução MHDP e ciclagem DES-RE). Os espécimes serão tratados com o Icon® e submetidas a novo desafio ácido por ciclagem DES-RE. A microdureza superficial e longitudinal dos espécimes será avaliada em 3 tempos: após a desmineralização pelos diferentes protocolos, após o tratamento com o infiltrante e após o novo desafio ácido. Os dados serão coletados e analisados estatisticamente de acordo com a distribuição a ser verificada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO DE ALMENDRA FREITAS, MARIA CRISTINA; NUNES, LARISSA VASCONCELLOS; COMAR, LIVIA PICCHI; RIOS, DANIELA; MAGALHAES, ANA CAROLINA; HONORIO, HEITOR MARQUES; WANG, LINDA. In vitro effect of a resin infiltrant on different artificial caries-like enamel lesions. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 95, p. 118-124, NOV 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.