Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da atividade anti-leishmania dos extratos metanólico, hidrometanólico e partições das folhas de Laguncularia racemosa.

Processo: 12/15047-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcos Hikari Toyama
Beneficiário:Mariana Novo Belchor
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica   Bactericidas   Laguncularia racemosa   Leishmania mexicana   Edema

Resumo

O potencial terapêutico de muitas espécies vegetais é atribuído a compostos biologicamente ativos, como flavonóides, alcalóides e triterpenos, que vêm sendo promissores para o desenvolvimento de novas drogas antiinflamatórias e outras de aplicação terapêutica. Espécies vegetais típicas do manguezal apresentam em sua composição química diferentes metabólitos especiais, como polifenóis, terpenóides, polissacarídeos e outros compostos em menor concentração, tendo sido comprovadas algumas ações farmacologicamente importantes, como as atividades antiinflamatória, antioxidante, antitumoral, antifúngica e antibacteriana. Tais estudos mostraram a presença de importantes compostos bioativos nas plantas do mangue, embora ainda sejam poucos e na verdade não se conhece o real potencial de espécies vegetais como fonte de bioativos. A proposta deste trabalho é verificar o potencial de extratos preparados a partir do material foliar de Laguncularia racemosa. Através da partição dos extratos com solventes distintos pretende-se preparar extratos que serão testados sobre cultura das formas promastigotas de Leishmania (Leishmania) amozonensis. Após esta avaliação, serão selecionados os extratos mais ativos, que serão submetidos aos ensaios de citotoxicidade sobre macrófagos peritoneais. Além de verificar a atividade citotóxica em macrófagos também será analisada a produção de óxido nítrico que é um importante indicador da atividade leishmanicida, uma vez que muitos compostos naturais e sintéticos já provaram conter certa atividade imunomoduladora, o que pode também auxiliar na atividade contra os parasitos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)