Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da geometria dos espécimes nos estudos de tensões térmicas em porcelanas sobre zircônia: análise por elementos finitos

Processo: 12/15910-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Josete Barbosa Cruz Meira
Beneficiário:Alice Natsuko Jikihara
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coroas dentárias   Porcelana dentária   Zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítrio (Y-TZP)   Lascamento   Método dos elementos finitos

Resumo

As coroas totalmente cerâmicas com infraestrutura em Y-TZP vêm ganhando espaço na prática clínica, devido às ótimas características estéticas e propriedades mecânicas. Entretanto, recentemente houve um aumento nos relatos clínicos de lascamento ("chipping") da porcelana de recobrimento aplicada sobre zircônia. Acredita-se que este tipo de falha seja favorecido pelas tensões térmicas geradas durante o resfriamento da coroa, após a sinterização da porcelana. Uma metodologia utilizada na indústria, denominada método da perfuração, foi adaptada para avaliar estas tensões em porcelana sobre zircônia. Porém, para viabilizar o cálculo das tensões, o espécime deve apresentar uma geometria simples, como, por exemplo, um disco de duas camadas. Este formato não representa a complexidade da geometria de uma coroa protética. A hipótese deste estudo é que, como a geometria do espécime influi de forma relevante sobre a distribuição das tensões térmicas, os resultados obtidos para espécimes de geometrias simples poderão ser distintos daqueles correspondentes à coroa dental. Desta forma, este estudo terá como objetivo analisar, por elementos finitos, a distribuição de tensões térmicas em modelos com diferentes formatos. As geometrias serão geradas em programa CAD e importadas para o programa de elementos finitos. A análise consistirá em duas etapas: análise de condução de calor, seguida de uma análise mecânica. Será analisada a evolução das curvas de temperatura em função do tempo e de tensões em função da temperatura. As distribuições de máxima tensão principal (sigma 1) e mínima tensão principal (sigma 3) serão comparadas para os diferentes modelos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JIKIHARA, ALICE N.; TANAKA, CARINA B.; BALLESTER, RAFAEL Y.; SWAIN, V, MICHAEL; VERSLUIS, ANTHEUNIS; MEIRA, JOSETE B. C. Why a zero CTE mismatch may be better for veneered Y-TZP structures. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 96, p. 261-268, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.