Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da arilação enantiosseletiva de 3-pirrolinas N-protegidas via Reação de Heck-Matsuda e avaliação do uso de fosfito-oxazolinas como ligantes

Processo: 12/18360-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Carlos Roque Duarte Correia
Beneficiário:Danilo Machado Lustosa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fármacos   Catálise homogênea   Paládio   Síntese orgânica

Resumo

Neste trabalho será desenvolvida uma metodologia de arilação de 3-pirrolinas N-protegidas, por meio de uma reação de Heck-Matsuda enantiosseletiva (emprego de tetrafluoroboratos de aril diazônio). O únicos exemplos existentes para essas reações foram desenvolvidos no laboratório do prof. Carlos Roque, do IQ/Unicamp. Os produtos destas reações serão empregados em rotas sintéticas curtas para a obtenção de compostos bioativos, tais como a mescalina, o rolipram e o baclofeno. Adicionalmente, serão sintetizados ligantes do tipo fosfitos-oxazolinas e sua ação como indutores de quiralidade será avaliada nas reação de arilação de Heck-Matsuda, visando ampliar a gama de ligantes que podem ser aplicados com este propósito, uma vez que, atualmente os únicos ligantes avaliados são do tipo bisoxazolinas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUSTOSA, Danilo Machado. Estudo da arilação enantiosseletiva de 3-pirrolinas N-protegidas via reação de Heck-Matsuda. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.