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A tradição retórica clássica em coleções de documentos gregos da Antigüidade Tardia

Processo: 12/18601-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Pesquisador responsável:Marcos Martinho dos Santos
Beneficiário:Luise Marion Frenkel
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antiguidade tardia   Cristianismo   Retórica

Resumo

O objeto da pesquisa são as cartas e discursos compostos na primeira metade do século V d.C. e, daí, transmitidos nas coleções gregas e latinas de documentos conciliares. A finalidade da pesquisa é o estudo dos efeitos retóricos na recepção dos textos, no qual se distinga a recepção imediata e posterior das obras e coleções, ou ainda, o "público original", a que o autor mesmo visou ao compor sua carta ou discurso, e o "público posterior", que o compilador teve em mente ao reunir as obras. Explorando a circulação, cópia, tradução e difusão das coleções, a pesquisa pretende abranger o estudo dos contextos de leitura com considerações sobre a transmissão e recepção dos textos ao longo dos séculos VI a XV, no Oriente e no Ocidente. A análise das obras levará em conta o contexto literário, histórico e político para entender as diversas interpretações da recepção imediata e posterior. Assim, a pesquisa contribuirá aos estudos dos recursos retóricos empregados pelos autores e compiladores na Antigüidade Tardia. Além disso, permitirá aprimorar o entendimento da situação cultural e social dos autores, representantes dos líderes políticos e religiosos do século V na Ásia Menor e norte da África, e do público original, averiguando o nível de educação clássica ou de familiaridade com os valores da paideia de uns e outro. Enfim, a pesquisa ainda contribuirá ao estudo da formação intelectual posterior à Segunda Sofística, contextualizando a formação e desenvolvimento da educação medieval ocidental. Dentre os frutos esperados do projeto, pretende-se publicar artigos em periódicos acadêmicos e apresentar em reuniões científicas alguns dos resultados da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: