Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da fragilidade de idosos com doença renal crônica em tratamento hemodialítico

Processo: 12/19434-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Fabiana de Souza Orlandi
Beneficiário:Gabriela Dutra Gesualdo
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde do idoso   Idoso fragilizado   Avaliação terapêutica   Insuficiência renal crônica   Diálise renal

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Associado à transição demográfica está a transição epidemiológica, sinalizando um aumento das doenças crônicas não transmissíveis. Dentre estas doenças inclui-se a doença renal crônica (DRC). A hemodiálise é uma das formas de tratamento da DRC em estágio avançado, sendo uma terapia de difícil enfrentamento, uma vez que compromete aspectos físicos, psicológicos, sociais e até mesmo familiares. A pessoa idosa portadora de DRC enfrenta uma brusca mudança em sua vivência, um tratamento doloroso e o pensamento na morte. Todos estes fatores contribuem para a fragilidade. Pretende-se com este estudo avaliar o nível de fragilidade dos referidos idosos, por meio da Edmonton Frail Scale (EFS). Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, a ser realizado no Serviço de Nefrologia de São Carlos. Atualmente há 65 idosos com DRC em hemodiálise. Os idosos que apresentarem os critérios de inclusão definidos no estudo, serão convidados a participar do estudo, sobre a pesquisa e seus objetivos, sendo sanadas possíveis dúvidas. Uma vez obtido o consentimento do sujeito será solicitado a ele a assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e em seguida preenchido o Instrumento de Caracterização dos Sujeitos da Pesquisa, o Critério Brasil (para classificação socioeconômica) e a Edmonton Frail Scale. O projeto está aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (Parecer 084/2012). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORLANDI, FABIANA DE SOUZA; GESUALDO, GABRIELA DUTRA. Assessment of the frailty level of elderly people with chronic kidney disease undergoing hemodialysis. Acta Paulista de Enfermagem, v. 27, n. 1, p. 29-34, 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.