Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida de adultos e idosos renais crônicos em hemodiálise: aplicação do WHOQOL-SRPB

Processo: 12/19477-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Fabiana de Souza Orlandi
Beneficiário:Suzana Gabriela Rusa
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Espiritualidade   Religiões   Diálise renal   Enfermagem em nefrologia   Saúde do idoso   Qualidade de vida   Insuficiência renal crônica

Resumo

Pacientes com doença renal crônica (DRC) em tratamento hemodialítico têm sua qualidade de vida profundamente alterada e a religião, a espiritualidade e as crenças pessoais se mostram como ferramentas importantes no enfrentamento da doença. Pretende-se com este estudo avaliar a qualidade de vida dos adultos e idosos renais crônicos em hemodiálise por meio do WHOQOL - bref e WHOQOL - SRPB. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, realizado no Serviço de Nefrologia de São Carlos, onde atualmente há 159 pacientes (adultos e idosos) em tratamento hemodialítico. Os sujeitos que atenderem aos critérios de inclusão definidos no estudo serão convidados a participar desta pesquisa e, uma vez obtido seu consentimento, lhes será solicitado a assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e em seguida preenchido o Instrumento de Caracterização dos Sujeitos da Pesquisa e os instrumentos de avaliação da Qualidade de Vida WHOQOL-bref e WHOQOL-SRPB. Vale informar que este último instrumento é um módulo específico que avalia os domínios da QV: espiritualidade, religião e crenças pessoais. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (Parecer nº 165/2012).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUSA, SUZANA GABRIELA; PERIPATO, GABRIELE IBANHES; PAVARIN, SOFIA CRISTINA IOST; INOUYE, KEIKA; ZAZZETTA, MARISA SILVANA; ORLANDI, FABIANA DE SOUZA. Quality of life/spirituality, religion and personal beliefs of adult and elderly chronic kidney patients under hemodialysis. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, n. 6, p. 911-917, NOV-DEC 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.