Busca avançada
Ano de início
Entree

Cenografia, ethos e comunicação: a contemporaneidade construída no marketing viral do Banco Itaú

Processo: 12/21741-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 23 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 22 de maio de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciana Salazar Salgado
Beneficiário:Thayara Patricia Galterio
Supervisor no Exterior: Alice Krieg-Planque
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris-Est Créteil Val de Marne, França  
Vinculado à bolsa:12/06864-4 - Ethos, humor e publicidade: estratégias de construção e difusão de uma imagem corporativa, BP.IC
Assunto(s):Análise do discurso   Cenografia   Ethos   Marketing

Resumo

Em face do que se propôs no Projeto "Ethos, humor e publicidade: estratégias do discurso humorístico na construção e difusão de uma imagem corporativa" (FAPESP, Processo n. 2012/06864-4), apresentaremos o projeto a ser desenvolvido nos quatro meses de estágio no Céditec - Centre d'étude des discours, images, textes, écrits, communication, sob supervisão da Profa. Dra. Alice Krieg-Planque. Trata-se de prosseguir nas reflexões sobre ethos discursivo com base na teoria das cenas da enunciação proposta por Dominique Maingueneau (2006; 2008; 2012), seguindo na análise do funcionamento do marketing viral produzido para o Banco Itaú. Nosso corpus reúne dados estatísticos e peças publicitárias em que a imagem corporativa aparece contundentemente, ao construir uma noção de contemporaneidade constituída pela confluência de discursos típicos do período técnico-científico informacional, tal como o refere Milton Santos (1996; 2000). Para examinar a potência dessas peças publicitárias, entenderemos a comunicação como um conjunto de saberes e habilidades que antecipam, nos enunciados, suas formas de retomada, conforme conceituação de Alice Krieg-Planque (2009; 2010). (AU)