Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma contribuição à definição e automatização da atividade de teste para sistemas de realidade virtual

Processo: 12/06476-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Márcio Eduardo Delamaro
Beneficiário:Alinne Cristinne Corrêa dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/14682-6 - Uma contribuição à definição e automatização da atividade de teste para sistemas de realidade virtual, BE.EP.DR
Assunto(s):Realidade virtual   Teste e avaliação de software

Resumo

A Engenharia de Software evoluiu significativamente nas últimas décadas procurando estabelecer técnicas, critérios, métodos e ferramentas para a produção de software, em consequência da crescente utilização de sistemas baseados em computação em praticamente todas as áreas da atividade humana. Esse uso provoca uma crescente demanda por qualidade e produtividade, tanto do ponto de vista do processo de produção como do ponto de vista dos produtos gerados.Atividades agregadas têm sido introduzidas ao longo de todo o processo de desenvolvimento, entre elas as atividades de Verificação, Validação e Teste (VV\&T), com o objetivo de minimizar a ocorrência de erros e riscos associados. Dentre tais técnicas a atividade de teste é uma das mais utilizadas, constituindo-se em um dos elementos para fornecer evidências da confiabilidade do software em complemento a outras atividades.O interesse pela atividade de testes aumenta à medida que sua ausência influencia diretamente na qualidade final de um software produzido, onde vários pesquisadores têm investigado os diferentes critérios de teste, buscando obter uma estratégia de teste com baixo custo de aplicação, mas ao mesmo tempo, com grande capacidade em revelar erros. Apesar da pesquisa nessa área ser diversificada em várias linhas, ainda existem lacunas referentes à consolidação da literatura, principalmente voltadas para problemas específicos de alguns domínios de aplicação como, por exemplo, o caso de ambientes de Realidade Virtual.Nesse contexto esse projeto tem como objetivo contribuir com a definição e automatização de critérios de teste, estudo referente aos Grafos de Cena para o escopo de sistemas de Realidade Virtual e, por fim o desenvolvimento de uma ferramenta para automatização da atividade de teste.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA SOUZA, ALINNE C.; NUNES, FATIMA L. S.; DELAMARO, MARCIO E. An automated functional testing approach for virtual reality applications. SOFTWARE TESTING VERIFICATION & RELIABILITY, v. 28, n. 8 DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.