Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressão do fator de crescimento endotelial vascular (vegf) em tumores de glândulas salivares

Processo: 12/17659-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Pablo Agustin Vargas
Beneficiário:Marcos Paulo Montanhana Basso
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal   Imuno-histoquímica

Resumo

Os tumores de glândulas salivares correspondem a um grupo altamente heterogêneo, responsável por 3 a 6% de todas as neoplasias que afetam a região de cabeça e pescoço, com uma incidência de 0,4 a 13,5 casos a cada 100.000 indivíduos. Devido sua variabilidade clinicopatológica, o diagnóstico destes tumores se torna um grande desafio inclusive para patologistas experientes, o que dificulta a descoberta de marcadores biológicos com efetiva relevância clínica. Desta forma, o estudo de marcadores envolvidos com o processo de angiogênese, como o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) que funciona como uma molécula quimiotática para as células endoteliais, além de favorece a sobrevida e a proliferação celular, características importantes para a sobre-regulação do processo de angiogênese, poderia favorecer uma melhor compreensão do comportamento clínico e a determinação prognóstica destes tumores. No presente estudo, através do uso das técnicas de microarranjo tecidual em matriz e imunoistoquímica, e com o auxílio de softwares e algoritmos para análises digitais, objetiva-se caracterizar o padrão de expressão de VEGF em 367 tumores benignos (200) e malignos (167) de glândulas salivares, correlacionando os resultados obtidos com variáveis clínicas e, desta forma, identificar a possível influência deste biomarcador no comportamento deste grupo de lesões, ressaltando sua importância para o diagnóstico diferencial entre tumores benignos e malignos e determinação prognóstica dos pacientes afetados por estas neoplasias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, FELIPE PAIVA; MONTANHANA BASSO, MARCOS PAULO; MARIANO, FERNANDA VIVIANE; KOWALSKI, LUIZ PAULO; LOPES, MARCIO AJUDARTE; MARTINS, MANOELA DOMINGUES; CARRINHO AYROZA RANGEL, ANA LUCIA; SANTOS-SILVA, ALAN ROGER; VARGAS, PABLO AGUSTIN. Vascular endothelial growth factor immunoexpression is increased in malignant salivary gland tumors. ANNALS OF DIAGNOSTIC PATHOLOGY, v. 19, n. 3, p. 169-174, JUN 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.