Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da inserção de nanopartículas sintéticas preparadas por rota coloidal em matriz acrílica comercial de uso odontológico

Processo: 12/17880-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Emerson Rodrigues de Camargo
Beneficiário:Francisco Nunes de Souza Neto
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanocompósitos   Química de materiais   Nanopartículas de prata   Bactericidas

Resumo

Este Projeto foi elaborado para ser desenvolvido nos próximos 36 meses como parte fundamental do Curso de Doutorado em Química de Francisco Nunes de Souza Neto na área de concentração de Físico-química, pelo Programa de Pós-graduação em Química do Departamento de Química da UFSCar-Universidade Federal de São Carlos, com data de defesa prevista para julho de 2015. A população idosa brasileira esta crescento e assegurar seu acesso á saúde se tornou um grande desafio. O uso de novos materiais para fabricação de dispositivos protéticos poderá colaborar significativamente na qualidade de vida desta população, com especial destaque à ação antibateriana de polímeros modificados com nanopartículas de prata. O tema deste Projeto é a síntese, desenvolvimento e caracterização de novos materiais nanocompósitos obtidos a partir da incorporação de nanopartículas de prata sintetizadas pelo método de Turkevich em matrizes acrílicas comerciais de uso protético. As nanopartículas serão sintetizadas com rigoroso controle de tamanho e forma, e seu efeito sobre as propriedades termo-mecânicas dos nanocompósitos avaliada em função do seu uso para a fabricação de próteses. A interface polímero-nanopartícula poderá ser avaliada por RMN 13C no estado sólido (MAS e CP/MAS) e microscopia elertrônica de transmissão. Espera-se com este Projeto desenvolver um novo material nanocompósito com com potencial ação antibacteriana e com características iguais ou superiores aos materias comerciais empregados na fabricação de dispositivos protéticos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA NETO, FRANCISCO NUNES; SALA, RENATA LANG; FERNANDES, RENAN APARECIDO; OLIVEIRA XAVIER, TATIELIH PARDIM; CRUZ, SANDRA ANDREA; PARANHOS, CAIO MARCIO; MONTEIRO, DOUGLAS ROBERTO; BARBOSA, DEBORA BARROS; BOTAZZO DELBEM, ALBERTO CARLOS; DE CAMARGO, EMERSON RODRIGUES. Effect of synthetic colloidal nanoparticles in acrylic resin of dental use. EUROPEAN POLYMER JOURNAL, v. 112, p. 531-538, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.