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A leitura e a escrita em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental e o material do programa ler e escrever: a experiência no bloco inicial de alfabetização

Processo: 12/18526-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elvira Cristina Martins Tassoni
Beneficiário:Laís Helena Besseler
Instituição-sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Práticas pedagógicas

Resumo

A pesquisa tem como objeto de investigação o material didático-pedagógico do Programa Ler e Escrever. Tal Programa se constitui numa política pública do estado de São Paulo, que conta com diferentes frentes de trabalho: formação de professores alfabetizadores, produção de material didático-pedagógico para os anos iniciais do Ensino Fundamental e acompanhamento de trabalho pedagógico realizado, visando promover a melhoria do ensino. A pesquisa tem como objetivo discutir a utilização do material didático-pedagógico do Programa Ler e Escrever no bloco inicial de alfabetização, em uma escola estadual da cidade de Campinas (SP). Tem como problema investigar como este material vem sendo trabalhado em sala de aula. A pesquisa será desenvolvida nas classes que compõem o bloco inicial de alfabetização, por meio de sessões de observação nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. O procedimento de coleta de dados envolverá sessões de observação do trabalho realizado em cada uma das salas de aula selecionadas, contando com registro em diário de campo das informações obtidas. A pesquisa tem com objetivos específicos identificar: a) como o material do Programa Ler e Escrever vem sendo utilizado em sala de aula; b) como os alunos se relacionam com as propostas que constam no referido material; c) que estratégias são utilizadas pelas professoras para exploração e trabalho do material. Espera-se contribuir para as discussões sobre as práticas pedagógicas relacionadas à escrita e à leitura, bem como sobre as formas como as políticas de formação continuada de professores alfabetizadores têm refletido em tais práticas.

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