Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da condição hipoinsulinêmica-hiperglicêmica sobre a expressão de receptores toll-like 2 e 4 em subpopulações de monócitos periféricos durante a infecção dermatofítica murina

Processo: 12/20031-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:James Venturini
Beneficiário:Débora de Fátima Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Dermatomicoses   Receptores toll-like   Células Th17   Monócitos

Resumo

Nos últimos anos, vários pesquisadores têm enfatizado o papel dos TLRs em diferentes patologias. Especificamente no Diabetes Mellitus, os estudos são raros e apesar de ter sido descrito aumento na expressão de TRLs 2 e 4 nestes pacientes, os mecanismos e as consequências destas alterações não se encontram elucidados. No que tange aos fungos, não encontramos, na literatura consultada, estudos envolvendo esses receptores e dermatófitos. Nas infecções fúngicas em geral, tem sido sugerido que o TLR-2, apesar de facilitar a infecção fúngica, ao inibir o desencadeamento das reações inflamatórias associadas células Th17, induziria um efeito benéfico para o hospedeiro, enquanto a ativação do TLR-4 levaria a infecção mais grave com aumento da atividade inflamatória e diminuição da resposta T regulatória. Considerando a escassez de dados sobre esse assunto e a relevância do tema, já que o conhecimento dos mecanismos envolvidos nesse quadro poderão auxiliar no desenvolvimento de condutas imunoterapêuticas mais eficientes no combate aos fungos, é proposta do presente estudo, avaliar a expressão de TRL-2 e TRL-4 nas subpopulações de monócitos sanguíneos na vigência da condição HH, da infecção dermatofítica e na situação em que ambas condições estão presentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, DEBORA DE FATIMA; DE CAMPOS FRAGA-SILVA, THAIS F.; SANTOS, AMANDA R.; FINATO, ANGELA C.; MARCHETTI, CAMILA M.; GOLIM, MARJORIE DE ASSIS; LARA, VANESSA S.; ARRUDA, MARIA S. P.; VENTURINI, JAMES. TLR2(-/-) Mice Display Increased Clearance of Dermatophyte Trichophyton mentagrophytes in the Setting of Hyperglycemia. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 7, JAN 20 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.