Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do programa de triagem neonatal de hemoglobinopatias no município de São Carlos, SP

Processo: 12/20768-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Débora Gusmão Melo
Beneficiário:Camila de Azevedo Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção à saúde   Avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde)   Hemoglobinopatias   Triagem neonatal   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde) | Hemoglobinopatias | Triagem Neonatal | Genética comunitária

Resumo

As hemoglobinopatias são um grupo heterogêneo de doenças hereditárias, que incluem as doenças falciformes e as talassemias, caracterizadas por alteração na estrutura ou na síntese da hemoglobina. No Brasil, estima-se o nascimento de 700.000 casos anuais de doença falciforme e acredita-se que 10 a 20% da população é portadora silenciosa de alfa talassemia. Nesse contexto, a triagem neonatal de hemoglobinopatias assume um papel importante por ser a única forma de diagnóstico e tratamento precoce dessas patologias. Em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), incluindo a triagem de hemoglobinopatias no SUS, em âmbito nacional. Ao propor a triagem neonatal, o sistema de saúde deve buscar uma cobertura ideal de 100%, permitir a confirmação diagnóstica dos recém-nascidos cuja triagem for alterada, providenciar tratamento para os doentes e aconselhamento genético familiar, pois sem isso, os benefícios obtidos pela identificação precoce não são perpetuados. Em São Carlos, a cobertura do PNTN é elevada (95% em 2007) e anualmente cerca de 90 crianças apresentam alguma alteração na triagem neonatal de hemoglobinopatias, mas não se tem informação sistemática sobre como se dá o manejo das situações nas quais o resultado da triagem é alterado. Esse projeto pretende avaliar o PNTN no município de São Carlos, por meio da análise das condutas realizadas nas situações cujo resultado da triagem neonatal de hemoglobinopatias foi alterado nos anos de 2010 e 2011. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA DE AZEVEDO SILVA; LETÍCIA BOTIGELI BALDIM; GEIZA CÉSAR NHONCANSE; ISABETH DA FONSECA ESTEVÃO; DÉBORA GUSMÃO MELO. Triagem neonatal de hemoglobinopatias no município de São Carlos, São Paulo, Brasil: análise de uma série de casos. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, n. 1, p. 19-27, . (12/20768-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.