Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de reações da destruição do ozônio estratosférico: construção de superfícies de energia potencial, cinética, dinâmica e fotoquímica

Processo: 12/18489-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Fernando Rei Ornellas
Beneficiário:Antonio Gustavo Sampaio de Oliveira Filho
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/03157-8 - Dinâmica clássica e quântica de moléculas poliatômicas em fase gasosa, BE.EP.PD
Assunto(s):Química atmosférica   Compostos halogenados   Química computacional   Cinética química   Dinâmica química   Métodos ab initio

Resumo

Compostos de halogênios exercem um papel muito importante na química atmosférica, deste modo há um grande interesse no estudo destas espécies a fim de promover o entendimento e permitir a modelagem dos diversos ciclos e processos que levam à destruição do ozônio. De um ponto de vista mais teórico, sistemas em fase gasosa contendo poucos átomos são muito interessantes por permitirem a utilização de métodos bastante sofisticados e rigorosos em estudos detalhados, que podem servir como teste para teorias, modelos e medidas experimentais. Neste projeto, pretendemos construir hipersuperfícies de energia potencial, seja para o estado fundamental ou para estados excitados, para reações bimoleculares e fotodissociações de compostos de relevância atmosférica. Empregaremos o estado da arte dos métodos de estrutura eletrônica (grandes funções de onda multireferenciais e conjuntos de bases atômicas extensos) para calcular milhares de pontos, descrevendo todo o espaço de configurações, que depois de ajustados à uma forma analítica permitirão a obtenção de propriedades cinéticas e dinâmicas, como constantes de velocidade térmicas e estado-a-estado, seções de choque de absorção e distribuição dos estados dos produtos de reação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA BATISTA, ANA PAULA; DE OLIVEIRA-FILHO, ANTONIO G. S.; ORNELLAS, FERNANDO R. Ab initio characterization of the lowest-lying electronic states of the NaAs molecule. COMPUTATIONAL AND THEORETICAL CHEMISTRY, v. 1064, p. 56-61, JUL 15 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.