Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de vôo robusto para helicópteros Quadrimotores: simulação no MS flight simulator

Processo: 12/20300-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Marcelo Becker
Beneficiário:Arnold Tshimanga Banza
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Robôs móveis   Helicópteros   Controle de aeronaves   Robótica

Resumo

Os MAVs (Mini Aerial Vehicles) autônomos vêm sendo reconhecidos como uma das mais importantes ferramentas dentro do escopo da robótica móvel moderna, tendo suas aplicações destinadas a operações de busca, localização, resgate e monitoramento aéreo. Nas missões que envolvem o risco de vidas humanas, a importância desses veículos ganha uma proporção maior, uma vez que o sucesso da tarefa a eles designada pode ser alcançado sem comprometer a integridade física do operador. O foco deste projeto é o desenvolvimento de um sistema de controle de voo para um MAV, com configuração quadrotora, em ambiente externo não-estruturado baseado em dados de sensores IMU (Inertial Measurement Unit), GPS (Global Positioning System). Em um primeiro momento será desenvolvido e implementado um modelo dinâmico do MAV (um mini robô aéreo quadrotor Pelican). Então serão avaliados sistemas de estabilização de voo (utilizando controladores tipo Hinf) utilizando-se de ferramentas computacionais e simulador de voo MS Flight Simulator na USP/EESC. Deseja-se que com esta pesquisa seja possível lapidar o modelo dinâmico da aeronave, bem como o controlador, antes de embarca-lo nas aeronaves reais que o Laboratório possui. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)