Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da produção e condição do zooplâncton através de índices bioquímicos: um estudo de caso na Baía do Araçá e Canal de São Sebastião

Processo: 12/20322-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Aurea Maria Ciotti
Beneficiário:Luiz Felipe Mendes de Gusmão
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50317-5 - Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Copepoda

Resumo

O zooplâncton desempenha um papel fundamental nos ciclos biogeoquímicos em ambientes marinhos, sendo um elo importante entre os processos microbianos e os níveis tróficos superiores, influenciando a regeneração de nutrientes e o fluxo de matéria e energia no ambiente. Portanto, a quantificação destes fluxos é essencial para se compreender a complexidade da dinâmica dos sistemas pelágicos marinhos. A quantificação destes fluxos somente pode ser feita através da estimação da produção do zooplâncton. Por esta razão, a estimativa da produção planctônica é um dos principais objetivos da pesquisa em oceanográfica biológica. Entretanto, os métodos tradicionais de estimativa de produção do zooplâncton apresentam diversos problemas como, por exemplo, requererem incubações intensivas e sofrerem com "bottle effect". Consequentemente, há a necessidade de se desenvolver métodos alternativos para a estimativa da produção zooplanctônica. A principal alternativa atual às técnicas tradicionais é a utilização de índices bioquímicos de processos fisiológicos relacionados ao crescimento. Estes índices bioquímicos de produção do zooplâncton (IBPZ) apresentam diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais, como serem rápidos de se medir e não requerem incubações. Neste projeto, a produção do zooplâncton na Baía do Araçá no litoral Norte de São Paulo será investigada utilizando-se dois índices bioquímicos: a atividade quitinolítica da água do mar (um índice da taxa de muda de crustáceos planctônicos) e a razão de ácidos nucléicos (um índice de condição e taxa de produção de proteína). Além disso, também será feita uma revisão crítica de todos os IBPZ atualmente utilizados para a avaliação da produção do zooplâncton. Esta revisão possibilitará identificar os pontos positivos e negativos de cada índice, e comparar estimativas de produção entre índices.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES GUSMAO, LUIZ FELIPE; MCKINNON, A. DAVID; RICHARDSON, ANTHONY J. No evidence of predation causing female-biased sex ratios in marine pelagic copepods. MARINE ECOLOGY-PROGRESS SERIES, v. 482, p. 279-298, 2013. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.