Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação ecotoxicológica de metais/metalóides e interferentes endócrinos em frações de substâncias húmicas de diferentes tamanhos moleculares

Processo: 12/19580-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:André Henrique Rosa
Beneficiário:Cláudia Hitomi Watanabe
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Metais   Substâncias húmicas   Química ambiental   Água   Ecotoxicologia

Resumo

Os grandes centros urbanos são conhecidos por serem os principais poluidores dos sistemas aquáticos tanto devido à liberação de uma variedade de produtos químicos como pelos diversos e intensos usos de substâncias químicas sintéticas e naturais. Quando esses efluentes e resíduos são introduzidos aos corpos d´água se tornam uma fonte de contaminantes apresentando riscos sérios e de difícil controle ou manejo, dada a presença de compostos perigosos. Neste contexto busca-se através de tratamentos a obtenção de qualidade adequada da água, o que pode apresentar um alto grau de complexidade. Estudos de processos capazes de reduzir a concentração dos íons metálicos livres como, por exemplo, reações de complexação mostram a possibilidade de diminuição significativa da toxicidade. No ambiente aquático, metais, metaloides e interferentes endócrinos podem se complexar com a matéria orgânica dissolvida ( substâncias húmicas) reduzindo sua toxicidade. No entanto, são poucos os trabalhos disponíveis na literatura que mostram a influencia das SHA em especial, suas frações de diferentes tamanhos moleculares, na toxicidade de metais, metaloides e interferentes endócrinos em ambientes aquáticos. Desta forma, o objetivo deste projeto é avaliar a influencia das SHA na toxicidade de possíveis contaminantes no ambiente, podendo contribuir para o aprimoramento da avaliação da qualidade de água de corpos hídricos, não restringindo a avaliação apenas à concentração da espécie contaminante no sistema aquático.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WATANABE, Cláudia Hitomi. Avaliação ecotoxicológica de metaismetalóides e interferentes endócrinos em frações de substâncias húmicas de diferentes tamanhos moleculares. 2015. 125 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Experimental de Sorocaba..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.