Busca avançada
Ano de início
Entree

Bacillus subtilis como plataforma para o desenvolvimento de vacinas de mucosa contra a cárie dental humana

Processo: 12/51189-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Café Ferreira
Beneficiário:Milene Tavares Batista
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/15562-0 - Caracterização da imunoassinatura dos anticorpos produzidos depois da imunização de mucosa em camundongos contra a cárie dental humana, BE.EP.PD
Assunto(s):Bacillus subtilis   Proteínas recombinantes   Streptococcus mutans

Resumo

Não dispomos de uma vacina anti-cárie no mercado e fatores como a falta de antígenos com imunogenicidade preservada e veículos compatíveis com a indução de respostas imunológicas protetoras em mucosa contribuem para isso. O B. subtilis é empregado tanto na expressão de proteínas heterólogas como na forma de veículo vacinai administrado por via de mucosa. O presente projeto tem por objetivo o uso de linhagens geneticamente modificadas de B. subtilis como plataforma para a geração de vacinas de mucosa contra a cárie dental. Descobertas recentes feitas pela pesquisadora e o grupo proponente na USP criam perspectivas promissoras para tal e fazer parte do projeto da candidata ao pós-doutoramento. O trabalho será divido em três partes: i) desenvolvimento de formulações vacinais baseadas em antigenos recombinantes produzidos em B. subtilis em combinação com um adjuvante vacinai; ii) desenvolvimento de vacinas baseadas em esporos recombinantes de B. subtilis como veículo para entrega e expressão de imunomoduladores dos antígenos vacinais de S. mutans; iii) avaliação da eficácia vacinai em relação ao desenvolvimento de cárie em condições experimentais baseadas em modelo murino. Como antígenos vacinais serão empregados diferentes domínios estruturais e funcionais da proteína P1, mais importante antígeno para o controle da cárie dental, a proteína GbpB e um híbrido entre a proteína P1 e GbpB. Os antígenos serão administrados por via de mucosa (oral e sublingual) em associação a um adjuvante de mucosa. Avaliaremos também um novo sistema de entrega baseado em esporos de B. subtilis modificados para amplificar e modular respostas imunológicas dirigidas a antígenos de S. mutans. A eficácia das diferentes formulações vacinais será determinada pela produção de anticorpos sistêmicos e secretados antígeno-específicos e proteção a desafios com linhagem cariogênica de S. mutans em modelo murino. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, MILENE TAVARES; FERREIRA, EWERTON LUCENA; PEREIRA, GISELA DE SOUZA; STAFFORD, PHILLIP; NASCIMENTO FABRIS MAEDA, DENICAR LINA; RODRIGUES, JULIANA FALCAO; BRADY, L. JEANNINE; JOHNSTON, STEPHEN ALBERT; DE SOUZA FERREIRA, LUIS CARLOS; CAFE FERREIRA, RITA DE CASSIA. LT adjuvant modulates epitope specificity and improves the efficacy of murine antibodies elicited by sublingual vaccination with the N-terminal domain of Streptococcus mutans P1. Vaccine, v. 35, n. 52, p. 7273-7282, DEC 19 2017. Citações Web of Science: 2.
BATISTA, MILENE TAVARES; SOUZA, RENATA D.; FERREIRA, EWERTON L.; ROBINETTE, REBEKAH; CROWLEY, PAULA J.; RODRIGUES, JULIANA F.; BRADY, L. JEANNINE; FERREIRA, LUIS C. S.; FERREIRA, RITA C. C. Immunogenicity and In Vitro and In Vivo Protective Effects of Antibodies Targeting a Recombinant Form of the Streptococcus mutans P1 Surface Protein. Infection and Immunity, v. 82, n. 12, p. 4978-4988, DEC 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

ESPOROS DE BACILLUS SP., MÉTODO DE PREPARO DOS ESPOROS, MÉTODO DE PREPARO DE CARTUCHOS DE BIOBALiSTICA, E USOS DOS ESPOROS BR1020140096795 - Universidade de São Paulo (USP) . Julio Kravcuks Rozenfeld; Luana Raposo de Moraes Aps; Luis Calos de Souza Ferreira; Maria Teresa Moura Maly; Mariana de Oliveira Diniz; Milene Tavares Batista - 23 de abril de 2014