Bolsa 12/20747-0 - Avaliação da aprendizagem, Ensino médio - BV FAPESP
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Auto-avaliação em sala de aula: percepções de alunos e professores de Ensino Médio

Processo: 12/20747-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula
Beneficiário:Luciana Bianconi Angelo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem   Ensino médio   Pesquisa qualitativa   Coleta de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:auto- avaliação | avaliação alternativa | Avaliação Formativa | Ensino e Aprendizagem de Línguas | Avaliação e Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira

Resumo

Quando analisamos a dimensão que a avaliação alcança em nossa sociedade, encontramos diversos fatores que nos impulsionam a querer entender melhor o que a motiva, qual o verdadeiro entendimento sobre o termo, qual cultura envolve, e também os objetivos a que se propõe e, nesse sentido, diversos são os estudos que questionam, analisam e buscam novas respostas (Cato, 2010; Cavalari, 2009; Duboc, 2007; Scaramucci, 1999; Luckesi, 1998). Cato (2010) ressalta que diante de todas as críticas a que nos deparamos ao tratarmos do princípio tradicional de avaliação, as avaliações determinadas alternativas têm se tornado cada vez mais válidas e populares, assumindo um caráter inovador e também fundamental, à medida que permitem considerar o aprendiz em seu processo de aprendizagem, sem uma preocupação prioritária de medir ou quantificar o que é produzido por tal aluno. Entre essas avaliações destaca-se a auto-avaliação, foco deste estudo. A autonomia, a motivação e a independência estão entre às principais colaborações geradas por essa prática avaliativa, que vai de encontro, segundo a autora supracitada, com o principal objetivo da escola: formar o aprendiz capaz de colaborar, interagir, inovar, comunicar-se e enfrentar diferentes situações (Cato, 2010, p. 29). Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo investigar como o conceito de auto-avaliação vem sendo interpretado e operacionalizado entre alunos e professores do Ensino Médio de uma escola localizada no interior do Estado de São Paulo. É uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados envolve questionários e entrevistas.

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