Busca avançada
Ano de início
Entree

Separação e purificação de metais presentes em placas de circuito impresso de computadores descartados utilizando-se extração por solventes

Processo: 12/20350-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa
Pesquisador responsável:Denise Crocce Romano Espinosa
Beneficiário:Monica Maria Jimenez Correa
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/22614-0 - Extração por solvente sinérgica de cobre níquel e zinco, BE.EP.MS
Assunto(s):Hidrometalurgia   Separação magnética   Separação de resíduos sólidos   Níquel   Zinco   Cobre   Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos   Reciclagem

Resumo

A reciclagem e valorização de resíduos sólidos é um dos tópicos de maior interesse e discussão atualmente no mundo, em vista das questões ambientais, deve-se optar pela recuperação dos materiais que se encontram em resíduos e não apenas por encaminhar estes resíduos para aterros, sendo que, grande parte desta sucata é composta por metais preciosos. Dentre dos resíduos sólidos com maior potencial para recuperação de diversos metais, se encontram os resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE), sendo este, um dos fluxos de resíduos que mais cresce no mundo. O objetivo deste trabalho é a purificação e separação de metais base como cobre, níquel e zinco encontrados em placas de circuito impresso (PCI) de computadores descartados, através de operações unitárias como: lixiviação e extração por solvente sinérgica. A fim de determinar a quantidade de metais, materiais cerâmicos e materiais poliméricos que compõem as placas de circuito impresso, uma caracterização química e física será realizada. Neste trabalho serão avaliados diferentes parâmetros para purificar e separar os metais de interesse. No processo de extração por solvente sinérgica, inicialmente será escolhido o sistema que apresente os melhores resultados para atingir nosso objetivo, avaliando a influencia do pH. Após escolhido o sistema sinérgico, serão avaliados parâmetros como: a relação aquosa/orgânica, a concentração do extratante e a temperatura, a fim de encontrar os parâmetros que melhor comportamento apresentaram durante o processo, e desta maneira obter soluções purificadas dos metais de interesse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVAS, FLAVIA P. C.; JIMENEZ CORREA, MONICA M.; CALDAS, MARCOS P. K.; DE MORAES, VIVIANE T.; ESPINOSA, DENISE C. R.; TENORIO, JORGE A. S.. Printed circuit board recycling: Physical processing and copper extraction by selective leaching. WASTE MANAGEMENT, v. 46, p. 503-510, . (12/20350-3, 12/51871-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORREA, Monica Maria Jimenez. Separação e purificação de metais presentes em placas de circuito impresso de computadores descartados utilizando-se extração por solventes.. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.