Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstruíndo a reunião da massa bariônica no centro do aglomerado hydra i (Abell 1060) usando um espaço multidimensional, a partir de fotometria profunda e observações espectroscópicas

Processo: 12/22676-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Claudia Lucia Mendes de Oliveira
Beneficiário:Carlos Eduardo Barbosa
Supervisor no Exterior: Magda Arnaboldi
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : European Southern Observatory, La Serena (ESO), Chile  
Vinculado à bolsa:11/21325-0 - Cinemática e populações estelares de grupos próximos, BP.DR

Resumo

Um dos mais importantes tópicos em Astronomia é o papel do meio ambiente nas propriedades galácticas, principalmente devido ao nosso pobre conhecimento dos mecanismos físicos que agem sobre o gás bariônico das galáxias. Neste projeto, planejamos lançar luz sobre o tema pelo estudo do centro do aglomerado de galáxias Hydra I, combinando fotometria profunda do VLT/FORS1 com espectros de alta razão sinal-ruído do VLT/FORS2. Para este fim, iremos mapear a cinemática do centro do aglomerado produzindo uma grade espacialmente densa cobrindo a galáxia NGC 3311 mais dois sistemas anãos e seus arredores. Também planejamos determinar as populações estelares da mesma região para mapear a distribuição de [alfa]/Fe e metalicidade usando índices de Lick. Estes produtos serão utilizados juntamente com dados fotométricos já publicados para o estudo do estado atual do sistema e sua recente história de interação com o meio intra-aglomerado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HILKER, M.; RICHTLER, T.; BARBOSA, C. E.; ARNABOLDI, M.; COCCATO, L.; DE OLIVEIRA, C. MENDES. The Hydra I cluster core II. Kinematic complexity in a rising velocity dispersion profile around the cD galaxy NGC3311. Astronomy & Astrophysics, v. 619, NOV 13 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.