Busca avançada
Ano de início
Entree

Cuidando do cuidador: investigação de um enquadre clínico voltado ao professor de ensino fundamental - Brasil e França

Processo: 12/14206-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 17 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Tania Maria José Aiello Vaisberg
Beneficiário:Miriam Tachibana
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/18204-1 - Cuidando do cuidador: investigação de um enquadre clínico voltado ao professor de ensino fundamental - Brasil e França, BE.EP.PD
Assunto(s):Escolas   Professores   Eficácia clínica   Desenvolvimento humano   Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento humano | eficácia clínica | enquadre | escola | Professor | relação professor-aluno | Psicanálise

Resumo

Sabe-se que o ambiente escolar configura um dos espaços que mais podem favorecer o desenvolvimento emocional infantil. Partindo do pressuposto de que, na escola, aqueles que encarnam os cuidados das crianças são os professores, vê-se a importância de que eles próprios sejam cuidados, para que possam fazer o mesmo em relação aos alunos que deles dependem. Assim, este estudo tem como objetivo investigar a eficácia clínica de um enquadre voltado aos professores de ensino fundamental, visando produzir conhecimento científico que possa favorecer que a escola de fato configure um espaço continente às crianças. Para tanto, será desenvolvido um enquadre clínico psicanalítico, em três escolas brasileiras e em três escolas francesas, em que os professores de ensino fundamental serão acompanhados pela pós-doutoranda, para tratar de conflitos vividos no cotidiano de trabalho. Após cada encontro, a pesquisadora redigirá narrativas transferenciais, que, juntamente com o grupo de pesquisa, serão analisadas psicanaliticamente, visando verificar se houve mudanças nos campos habitados pelos professores, o que aferiria ou não a eficácia clínica deste enquadre.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)