Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização de biossensores baseados na interação entre óxido de grafeno reduzido e biomoléculas

Processo: 12/22755-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Susana Inés Córdoba de Torresi
Beneficiário:Rafael Neri Prystaj Colombo
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/53199-3 - Reconhecimento molecular e armazenamento de energia: estudos fundamentais do efeito de geometria, tamanho e síntese na otimização das propriedades químicas de materiais eletroativos, AP.TEM
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Citocromos c   Eletroquímica   Glucose oxidase   Grafenos

Resumo

Biossensores constituem parte intrínseca do dia-a-dia e com um promissor futuro, sendo alvo de utilização nas mais diversas funções, de diagnósticos laboratoriais a monitoramento in vivo. Com a explosão da nanociência, verificou-se um crescente interesse na utilização de nanotubos de carbono (CNT) em dispositivos de bio-reconhecimento de uma série de compostos. Mais recentemente, a ascensão dos estudos acerca do óxido de grafeno reduzido (RGO) o revelou como um excelente material de intermédio eletrodo-substrato, com respostas eletroquímicas satisfatórias provenientes tanto pela disponibilidade de elétrons nas nuvens pi delocalizadas para condução quanto pela existência de grupos funcionais no óxido.O projeto em questão visa o aprimoramento de biossensores eletroquímicos baseados na interação eletrônica direta entre camadas de óxido de grafeno reduzido e biomoléculas, estudando as relações entre quantidade de RGO e material biológico imobilizados, sendo que uma pequena quantidade de RGO não cobre adequadamente o eletrodo, enquanto um excesso aderido pode promover a formação de multi-camadas que reduzem o desempenho eletroquímico do nanomaterial de carbono. Tal otimização compreende diversas etapas e deve resultar em um conjunto de parâmetros para maior desenvoltura nos processos, tais como número de monocamadas de carbono imobilizadas, otimização dos métodos de redução do óxido de grafeno e de adsorção da biomolécula, fatores que são frequentemente utilizados de forma arbitrária em pesquisas deste segmento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GORICALES, VINICIUS R.; COLOMBO, RAFAEL N. P.; MINADEO, MARCO A. O. S.; MATSUBARA, ELAINE Y.; MAURICIO ROSOLEN, J.; CORDOBA DE TORRESI, SUSANA I. Three-dimensional graphene/carbon nanotubes hybrid composites for exploring interaction between glucose oxidase and carbon based electrodes. Journal of Electroanalytical Chemistry, v. 775, p. 235-242, AUG 15 2016. Citações Web of Science: 4.
COLOMBO, RAFAEL N. P.; PETRI, DENISE F. S.; CORDOBA DE TORRESI, SUSANA I.; GONCALES, VINICIUS R. Porous Polymeric Templates on ITO Prepared by Breath Figure Method for Gold Electrodeposition. Electrochimica Acta, v. 158, p. 187-195, MAR 10 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.