Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização de microRNAs das espécies Cochliomyia hominivorax e Cochliomyia macellaria (Diptera: Calliphoridae)

Processo: 12/06272-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Ana Maria Lima de Azeredo-Espin
Beneficiário:Daniel Fernando Paulo
Instituição Sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cochliomyia hominivorax   Cochliomyia macellaria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cochliomyia hominivorax | Cochliomyia macellaria | Família Calliphoridae | MicroRNA (miRNA) | Genética e Evolução

Resumo

Este projeto tem por objetivo identificar e caracterizar os microRNAs (miRNAs) da mosca causadora da bicheira, Cochliomyia hominivorax, e da mosca varejeira Cochliomyia macellaria, gerando os primeiros dados de miRNAs para espécies de dípteros da família Calliphoridae (Diptera: Brachycera). Dentre as espécies desta família, a mosca da bicheira C. hominivorax é a principal causadora de miíases traumáticas em regiões neotropicais, acarretando severas perdas na indústria pecuária. Já a espécie C. macellaria é um dos primeiros dípteros a colonizar matéria orgânica em decomposição, podendo atuar como vetor mecânico de patógenos humanos e animais, ressaltando sua importância para entomologia forense e saúde pública. Neste contexto, diferenças em regiões regulatórias no genoma de cada espécie podem expressar as diferenças de hábito alimentar neste gênero, bem como a evolução do parasitismo em Calliphoridae. O sequenciamento massivo através de plataforma de nova geração e a análise comparativa do repertório de miRNAs em diferentes estágios de desenvolvimento destas espécies consiste em uma metodologia apropriada para investigar estas variações. Os miRNAs são pequenos transcritos de cerca de 22 nucleotídeos responsáveis pela regulação de genes endógenos em diversos processos biológicos de uma espécie. O estudo detalhado do conjunto de miRNAs de C. hominivorax e C. macellaria permitirá investigar os processos biológicos divergentes nestas duas espécies, incluindo a especialização do hábito alimentar. A identificação e caracterização de miRNAs destas espécies agregará importantes informações aos estudos evolutivos em Calliphoridae, possibilitando a extensão da metodologia padronizada a outros grupos da ordem Diptera, propiciando estudos comparativos em uma escala evolutiva mais abrangente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO, D. F.; AZEREDO-ESPIN, A. M. L.; CANESIN, L. E. C.; VICENTINI, R.; JUNQUEIRA, A. C. M.. Identification and characterization of microRNAs in the screwworm flies Cochliomyia hominivorax and Cochliomyia macellaria (Diptera: Calliphoridae). Insect Molecular Biology, v. 26, n. 1, p. 46-57, . (12/11654-9, 12/06272-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULO, Daniel Fernando. Identificação e caracterização de microRNAs das espécies Cochliomyia hominivorax e Cochliomyia macellaria (Diptera: Calliphoridae). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.