Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma metodologia fuzzy para estimação de demanda em alimentadores de sistemas de distribuição de energia elétrica

Processo: 12/12007-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rogério Andrade Flauzino
Beneficiário:Lucas Assis de Moraes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas dinâmicos   Inteligência artificial   Distribuição de energia elétrica

Resumo

Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo desenvolver uma metodologia baseada em Sistemas de Inferência Fuzzy Multicamadas para estimar valores de demanda e de corrente em alimentadores de um sistema de distribuição de energia elétrica. De acordo com a legislação vigente no Brasil, compradores e vendedores podem participar de leilões de compra e venda de energia elétrica, regulados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Nestes leilões são formalizados contratos bilaterais, que definem a quantidade de energia comprada ou vendida. Porém, há perdas financeiras para o comprador caso o valor contratado para os próximos períodos seja exagerado ou insuficiente. Assim, tem-se a principal motivação para a condução deste Projeto de Pesquisa, que é desenvolver uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão no momento da contratação de energia elétrica por meio de leilões. A estimação da demanda de corrente será feita valendo-se da análise da série temporal de dados passados. Primeiramente, será escolhido como dado de entrada para o Sistema Fuzzy aquele pertencente à série temporal que apresenta a maior correlação com o próximo dado que se deseja estimar. Esta estimação não será exata. Então, será feita a análise da correlação entre este primeiro erro de estimação e os dados passados. Em seguida, será definido como segundo dado de entrada aquele ponto que apresentar o maior valor de correlação com o próximo dado que se deseja obter. Também haverá erro de estimação, o que obriga a repetição do procedimento tantas vezes quanto necessário, até que o erro de estimação para um horizonte definido esteja abaixo dos 6%, valor considerado aceitável pelo Ministério das Minas e Energia. Dessa forma, pretende-se que este Projeto de Pesquisa gere inovações nas áreas de sistemas inteligentes, de sistemas dinâmicos e de mercado de energia elétrica e inclusive na forma metodológica de especificação de modelos de estimação de séries temporais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA SOBRINHO, ANDRE SANCHES; FLAUZINO, ROGERIO ANDRADE; BARTOCCI LIBONI, LUISA HELENA; MARQUES COSTA, EDUARDO C. Proposal of a fuzzy-based PMU for detection and classification of disturbances in power distribution networks. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS, v. 94, p. 27-40, JAN 2018. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Lucas Assis de. Desenvolvimento de uma abordagem fuzzy para estimação de demanda de potência em um sistema de distribuição de energia elétrica. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.