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O IDESP e a melhoria da escola pública: um diálogo necessário

Processo: 12/19581-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:José Carlos Rothen
Beneficiário:Andréia da Cunha Malheiros Santana
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Administração escolar

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende investigar qual o impacto do uso dos resultados do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo) em duas escolas públicas estaduais da cidade de Araraquara. Este objetivo apresenta três objetivos: investigar se fatores como a formação continuada dos professores e gestores, a organização da escola e a relação entre ela e a Secretaria do Estado da Educação interferem no rendimento da unidade escolar, investigar como os professores e gestores avaliam os resultados e os critérios do IDESP, investigar a variação de cada fator que compõem o IDESP e quais ações são desenvolvidas na escola a partir destes resultados. A metodologia utilizada será o estudo de caso e a coleta de dados será realizada através da observação, de entrevistas, de questionários e da análise documental. Acreditamos que esta diversidade de instrumentos permitirá investigar a complexidade dos casos, permitindo a sua compreensão dentro do contexto no qual estão inseridos. Esta pesquisa se desenvolverá abordando temas básicos que envolvem a geração de índices, como as avaliações em larga escala, a qualidade de ensino, a formação continuada, a gestão escolar e a sua importância em construir um ambiente propício à reflexão. Acreditamos que tais temas estão interligados, não sendo possível analisá-los separadamente. Para que a qualidade de ensino seja alcançada é preciso rever o papel destas avaliações e como os resultados estão sendo trabalhados na escola pública, o que envolve a maneira como a escola se organiza. Como resultado desta pesquisa, esperamos discutir o potencial das avaliações em larga escala para além do ranqueamento e competição entre as escolas.