Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do catabolismo da hemoglobina na proliferação de Plasmodium falciparum em eritrócitos geneticamente modificados

Processo: 12/12790-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carsten Wrenger
Beneficiário:Jasmin Lindner
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/54325-2 - Elucidation of vitamin B metabolism in the human malaria parasite Plasmodium falciparum and their validation as a target for chemotherapy, AP.JP
Assunto(s):Plasmodium falciparum   Malária

Resumo

Células altamente proliferativas, como o parasita da malária Plasmodium falciparum exigem uma taxa de consumo acelerada de carboidratos para o fornecimento de energia para manutenção de processos intracelulares. Além dos açúcares uma destas fontes são aminoácidos que são importados a partir do plasma da célula hospedeira e pela digestão de hemoglobina dentro do vacúolo alimentar. Durante a digestão da hemoglobina, o heme vai ser lançado, que precisa ser desintoxicado em hemozoína. Os seres humanos que abrigam doenças eritrocitárias relacionadas com a arquitetura de hemoglobina, como anemia falciforme e talassemia alfa ou beta ganham uma vantagem de proteção enquanto infectados com o patógeno da malária. No âmbito deste projeto pretende-se obter ideias sobre o modo de ação do crescimento do parasita, dentro os eritrócitos geneticamente diferentes serão analisados centrando-se no caminho de hemoglobina plasmódio catabólico utilizando de parasitas transgênicos. Além disso, a localização respectiva de enzimas catabólicas irá ser investigado por microscopia de fluorescência utilizando verde fluorescente-proteína de quimeras e enzimas catabólicas da via da hemoglobina plasmodiais serão selecionadas e expressas de forma recombinante, a fim de obter detalhes estruturais. O metabolismo de nutrientes do parasita abriga um potencial enorme para o desenvolvimento de alvos de novas drogas. Portanto, uma compreensão clara da digestão de hemoglobina ocorrida e a natureza protetora de variantes de hemoglobina são essenciais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KRONENBERGER, THALES; LINDNER, JASMIN; MEISSNER, KAMILA A.; ZIMBRES, FLAVIA M.; CORONADO, MONIKA A.; SAUER, FRANK M.; SCHETTERT, ISOLMAR; WRENGER, CARSTEN. Vitamin B6-Dependent Enzymes in the Human Malaria Parasite Plasmodium falciparum: A Druggable Target?. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2014. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LINDNER, Jasmin. Análise do catabolismo da hemoglobina de Plasmodium falciparum.. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.