Bolsa 12/20845-2 - Bioquímica oral, Glândula parótida - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do laser de baixa potência na concentração da calmodulina nas glândulas parótidas de ratas diabéticas

Processo: 12/20845-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 02 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 01 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Alyne Simões Gonçalves
Beneficiário:Juliana Rodrigues de Castro
Supervisor: Seunghee Cha
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/02739-0 - Efeito do laser de baixa potência sobre o acúmulo lipídico e concentração da calmodulina nas glândulas parótidas de ratas diabéticas, BP.IC
Assunto(s):Bioquímica oral   Glândula parótida   Secreção salivar   Calmodulina   Diabetes mellitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calmodulina | diabetes mellitus | glândulas parótidas | secreção salivar | bioquímica oral

Resumo

Nossos trabalhos anteriores demonstraram que o Diabetes Mellitus causa uma série de alterações bioquímicas e histológicas nas glândulas salivares maiores de ratas induzidas ao diabetes pela estreptozotocina. Além disso, o nosso grupo tem estudado o efeito da fototerapia com laser em baixa intensidade (FLBI) nestas alterações e estes trabalhos demonstram que esta terapia pode ser auxiliar em casos de hipofunção das glândulas salivares e xerostomia. No entanto, o mecanismo de ação desta terapia sobre o tecido glandular não está esclarecido. Com isto, o presente trabalho tem o objetivo de dar continuidade aos estudos anteriores através da análise da concentração de calmodulina, uma proteína importante no processo de secreção salivar, em animais diabéticos e não diabéticos, assim como analisar o efeito do FLBI neste parâmetro. Para isto, serão utilizados 30 ratas Wistar, com cerca de 200g de peso corporal, as quais serão divididas em 3 grupos: C0 (controle) apenas simulação da irradiação, D0 (diabético) apenas simulação da irradiação, D20 (diabético) 20 J/cm2. O laser de diodo, com comprimento de onda de 660nm, 100 mW potência, será utilizado nas áreas correspondentes às glândulas parótidas e submandibulares. As ratas serão sacrificadas 24h após a irradiação e as glândulas salivares parótidas removidas para posterioriormente serem analisadas através da quantificação de calmodulina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO, JULIANA R.; DE SOUZA, EUGEN M. N.; PARK, YUN-JONG; DE CAMPOS, LUANA; CHA, SEUNGHEE; ARANA-CHAVEZ, VICTOR E.; NICOLAU, JOSE; SIMOES, ALYNE. Low-power laser irradiation decreases lipid droplet accumulation in the parotid glands of diabetic rats. Journal of Biophotonics, v. 11, n. 4, . (12/20845-2, 11/14013-1, 12/02739-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.