Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da atividade proteolítica no Plasmodium e modulação do sistema calicreína-cinina em fígados infectados

Processo: 11/15287-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcos Leoni Gazarini Dutra
Beneficiário:Mayrim Machado Gomes Smaul
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/54598-9 - Proteólise intracelular em parasitas da malária: caracterização e inibição de proteases em um novo ensaio para o ‘screening’ de drogas antimaláricas, AP.JP
Assunto(s):Cininas   Fígado   Proteólise   Malária   Inibidores de proteases

Resumo

A malária é um dos principais problemas de saúde pública, responsável por muitas mortes anualmente em todo o mundo. O parasita responsável por esta doença pertence ao Gênero Plasmodium. A atividade proteolítica do Plasmodium é um processo bioquímico essencial que está envolvido em eventos fundamentais no desenvolvimento do parasita, como a invasão e a saída dos eritrócitos, degradação de hemoglobina para aquisição de aminoácidos, entre outros.Mecanismos de sinalização celular como a homeostase de cálcio e fosforilação de proteínas são importantes em células eucarióticas, porém é um assunto pouco estudado na modulação da atividade proteolítica intracelular. As cininas são peptídeos vasoativos gerados a partir de clivagem proteolítica de seus precursores, os cininogênios, que são sintetizados pelo fígado. A bradicinina além de um mediador inflamatório pode causar importante vasoconstrição no fígado. A infecção pelo parasita da malária, por desencadear um processo inflamatório sistêmico, pode alterar a sinalização por cininas em diferentes tecidos do hospedeiro. Nesse contexto pretendemos avaliar a ação das proteases do parasita da malária sobre os cininogênios/cininas e as modificações hepáticas resultantes da infecção pelo Plasmodium e assim compreender a fisiopatologia da malária direcionando para melhores intervenções terapêuticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, MAYRIM M.; BUDU, ALEXANDRE; VENTURA, PRISCILLA D. S.; BAGNARESI, PIERO; COTRIN, SIMONE S.; CUNHA, RODRIGO L. O. R.; CARMONA, ADRIANA K.; JULIANO, LUIZ; GAZARINI, MARCOS L. Specific calpain activity evaluation in Plasmodium parasites. Analytical Biochemistry, v. 468, p. 22-27, JAN 1 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.