Busca avançada
Ano de início
Entree

A política de financiamento do BNDES à burguesia brasileira

Processo: 11/22995-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Estado e Governo
Pesquisador responsável:Armando Boito Júnior
Beneficiário:Caio Martins Bugiato
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57112-7 - Política e classes sociais no capitalismo neoliberal, AP.TEM
Assunto(s):Burguesia

Resumo

O presente projeto - inserido no projeto temático Política e classes sociais no capitalismo neoliberal - tem como objeto de pesquisa a política econômica do Estado brasileiro de financiamento às grandes empresas nacionais, executada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A hipótese deste projeto é que nos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) o governo, por meio dos financiamentos do BNDES, ampliou as atividades e protegeu os negócios da burguesia interna brasileira em disputa com o capital financeiro internacional. A política de financiamento do BNDES favoreceu e apoiou a diversificação das participações de tais empresas em vários setores da economia, a reunião de uma grande massa de capitais sob controle delas e o processo de internacionalização de suas atividades. Os financiamentos do BNDES permitiram a essas empresas, tanto no Brasil quanto no exterior, extrair maiores receitas, aumentar seus ativos e criar mais postos de trabalho, fazendo delas conglomerados empresariais. Assim, em uma conjuntura política e econômica singular, na qual o Brasil se encaixa como uma formação social periférica do capitalismo em sua fase neoliberal, trazemos à tona a investigação sobre a política de financiamento do BNDES para as empresas brasileiras.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUGIATO, Caio Martins. A política de financiamento do BNDES e a burguesia brasileira. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.