Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos tratamentos da superfície interna da infraestrutura: influência na resistência à fratura de coroas de Y-TZP

Processo: 12/05657-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bottino
Beneficiário:Fernanda Campos
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Porcelana dentária   Zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítrio (Y-TZP)   Resistência à fratura   Prótese parcial fixa   Coroas dentárias

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o efeito de diferentes tratamentos da superfície interna da infraestrutura e da ciclagem mecânica na resistência à fratura de coroas de Y-TZP. Serão usinados 100 preparos em resina epóxica que receberão coroas com infraestrutura em Y-TZP recobertas com cerâmica de cobertura. As amostras serão alocadas em 10 grupos de acordo com os fatores "tratamento da superfície interna" (4 níveis - sem tratamento, aplicação de overglaze, jateamento com partículas de alumina de 110 µm e jateamento com partículas de alumina revestida por sílica de 30 µm) e "ciclagem mecânica" (2 níveis - com e sem ciclagem mecânica), além de ser utilizado o fator "cimento" (2 níveis - cimento resinoso e cimento de fosfato de zinco) apenas para os grupos sem tratamento da superfície interna. Serão realizados 3,0 x 106 ciclos de ciclagem mecânica com carga de 50 N e frequência de 4 Hz. O ensaio de compressão das coroas será realizado em máquina de ensaio universal (EMIC) com velocidade de 1 mm/min em ambiente aquoso (37 ºC). As coroas fraturadas serão analisadas em estéreomicroscópio e microscópio eletrônico de varredura para verificação do modo de falha. Os resultados serão analisados estatisticamente por análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (±=5%). Os dados obtidos serão discutidos frente à literatura pertinente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, F.; VALANDRO, L. F.; FEITOSA, S. A.; KLEVERLAAN, C. J.; FEILZER, A. J.; DE JAGER, N.; BOTTINO, M. A. Adhesive Cementation Promotes Higher Fatigue Resistance to Zirconia Crowns. Operative Dentistry, v. 42, n. 2, p. 215-224, MAR-APR 2017. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Fernanda. Resistência à fadiga de infraestruturas de zircônia: influência da estratégia de cimentação. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Instituto de Ciência e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.