Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos neurais envolvidos na sinalização purinérgica no controle da quimiossensibilidade central e periférica

Processo: 12/10337-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Thiago dos Santos Moreira
Beneficiário:Bárbara Falquetto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/04866-5 - Participação dos receptores P2Y1 dos neurônios C1 do bulbo ventrolateral rostral no controle cardiorrespiratório, BE.EP.DR
Assunto(s):Neuroanatomia   Hipoventilação

Resumo

A ventilação é um processo neural essencial para a homeostasia do organismo, o qual promove a regulação dos níveis de O2 e CO2 no sangue e tecidos. É bem estabelecido que os quimiorreceptores centrais e periféricos percebam alterações nas concentrações dos gases sanguíneos arteriais e transmitam essas informações para centros cardiorrespiratórios que regulam a ventilação e a atividade simpática eferente para gerar adequada relação ventilação perfusão aos tecidos. A deficiência na atividade quimiorreceptora está associada com inúmeros problemas cardiorrespiratórios incluindo a apneia obstrutiva do sono, a morte súbita do recém nascido, a síndrome da hipoventilação congênita central e hipertensão. Entretanto, o mecanismo celular e molecular da quimiorrecepção central ainda precisa ser elucidado, assim como a integração neural entre os reflexos central e periférico. Muitas são as regiões importantes na quimiorrecepção, incluindo o núcleo do trato solitário (NTS) e o núcleo retrotrapezóide (NRT). No NRT, o mecanismo de quimiorrecepção central envolve ativação de neurônios quimiossensíveis, os quais detectam alterações de CO2/pH, sendo possivelmente modulado pela sinalização purinérgica. Desta maneira, o objetivo principal do presente projeto é procurar identificar a participação da sinalização purinérgica em regiões cruciais para o controle cardiorrespiratório (NTS e NRT) e o possível envolvimento na ativação do quimiorreflexo central e periférico em animais não anestesiados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARNA, B. F.; TAKAKURA, A. C.; MULKEY, D. K.; MOREIRA, T. S. Purinergic receptor blockade in the retrotrapezoid nucleus attenuates the respiratory chemoreflexes in awake rats. ACTA PHYSIOLOGICA, v. 217, n. 1, p. 80-93, MAY 2016. Citações Web of Science: 12.
MOREIRA, THIAGO S.; WENKER, IAN C.; SOBRINHO, CLEYTON R.; BARNA, BARBARA F.; TAKAKURA, ANA C.; MULKEY, DANIEL K. Independent purinergic mechanisms of central and peripheral chemoreception in the rostral ventrolateral medulla. JOURNAL OF PHYSIOLOGY-LONDON, v. 593, n. 5, p. 1067-1074, MAR 1 2015. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FALQUETTO, Bárbara. O bloqueio purinérgico no núcleo retrotrapezóide (RTN) atenua as respostas respiratórias promovidas pela ativação dos quimiorreflexos central e periférico em ratos.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.