Busca avançada
Ano de início
Entree

Alimentação e proletarização: um estudo sobre urbanização crítica e vida cotidiana nos distritos do Brás e do Grajaú (São Paulo)

Processo: 12/11538-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Amelia Luisa Damiani
Beneficiário:Jose Raimundo Sousa Ribeiro Junior
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Alimentação   Cotidiano   Fome

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a existência da fome e de diversas formas de deterioração da alimentação nos dias de hoje, através de uma interpretação que considere simultaneamente o processo de proletarização e a urbanização crítica de nossa sociedade. Partimos de um debate já consolidado em pesquisas anteriores sobre a obra de Josué de Castro e apontamos para a necessidade de uma superação das atuais leituras sobre a fome e a miséria na alimentação, através de uma crítica da economia política que atenta para a produção do espaço e do cotidiano. Para a realização desta pesquisa foram estabelecidos dois recortes espaciais dentro da cidade de São Paulo, os distritos do Brás e do Grajaú, a fim de compreender como as diferenças espaciais de acesso ao urbano pesam sobre a vida cotidiana (e mais especificamente sobre a alimentação).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Jose Raimundo Sousa Ribeiro. Alienação das práticas alimentares e urbanização: uma análise da alimentação da classe trabalhadora em São Paulo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.