Busca avançada
Ano de início
Entree

Toxocaríase e manifestações clínicas. Um estudo de base populacional no município de Campinas/SP.

Processo: 12/14134-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Silveira Correa
Beneficiário:Paula Mayara Matos Fialho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Asma   Doenças transmissíveis   Toxocaríase   Obesidade

Resumo

A toxocaríase é uma antropozoonose, que ocorre em diversas regiões do mundo, que acomete cães e gatos. Esses mamíferos são os hospedeiros definitivos desse geohelminto e o homem é um seu hospedeiro paratênico. A toxocaríase é uma doença cosmopolita e os estudos de sua prevalência mostram uma grande variação. Vários aspectos de sua epidemiologia ainda precisam ser esclarecidos. Sabe-se que a toxocaríase tem associação com duas doenças de grande relevância, a asma e a obesidade e que ambas possuem altas prevalências em nosso meio. Não há estudos na literatura apontando como essas três doenças que envolvem processos inflamatórios estão envolvidas. O presente estudo tem por objetivo descrever a prevalência e a associação de toxocaríase e suas manifestações clínicas em uma amostra populacional composta por crianças de 2 a 12 anos. Será realizado um estudo transversal de base populacional aninhado a um estudo de coorte. A população a ser estudada será composta por 200 crianças de 2 a 12 anos, que serão selecionadas aleatoriamente no bairro Santa Mônica em Campinas. As variáveis que farão parte deste estudo serão as demográficas e socioeconômicas, comportamentos relacionados à saúde e condições de saúde. Será calculado, as prevalências e as razões de prevalência para cada variável, bem como a incidência e risco relativo para o estudo de coorte. Para saber a associação da toxocaríase será utilizado o teste qui-quadrado e a regressão logística, com nível de significância estatística de 5%. As análises serão realizadas nos programas SAS e Epi-info.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATOS FIALHO, PAULA MAYARA; SILVEIRA CORREA, CARLOS ROBERTO; LESCANO, SUSANA ZEVALLOS. Asthma and Seroconversion from Toxocara spp. Infection: Which Comes First?. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2018. Citações Web of Science: 2.
MATOS FIALHO, PAULA MAYARA; SILVEIRA CORREA, CARLOS ROBERTO; LESCANO, SUSANA ZEVALLOS. Seroprevalence of Toxocariasis in Children with Urticaria: A Population-based Study. JOURNAL OF TROPICAL PEDIATRICS, v. 63, n. 5, p. 352-357, OCT 2017. Citações Web of Science: 4.
MATOS FIALHO, PAULA MAYARA; SILVEIRA CORREA, CARLOS ROBERTO. A Systematic Review of Toxocariasis: A Neglected but High-Prevalence Disease in Brazil. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 94, n. 6, p. 1193-1199, JUN 2016. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIALHO, Paula Mayara Matos. Toxocaríase e manifestações clínicas : um estudo de base populacional no município de Campinas/SP. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.