Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de metabólitos secundários em variedades de Casearia sylvestris e estudos iniciais de biologia molecular relacionados aos genes das enzimas GGPP sintase e chiquimato desidrogenase (DHS).

Processo: 12/14111-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Alberto José Cavalheiro
Beneficiário:Livia de Lima Thomaz
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoquímica   Metabolômica   Casearia sylvestris   Biologia molecular   Química de produtos naturais

Resumo

Casearia sylvestris é uma espécie arbórea de ampla ocorrência em todo o Brasil e muito utilizada na medicina popular. Diterpenos clerodânicos e derivados de ácido gálico são os metabólitos secundários relacionados às atividades anti-ulcerogênica, antitumoral e inibidora de metaloproteases de veneno de cobra. Outra característica marcante dessa espécie é sua reconhecida plasticidade morfo-anatômica, com dois extremos caracterizados pela variedade língua, de ocorrência em áreas de Cerrado, e variedade sylvestris, comum em áreas de Mata Atlântica. Considerando que há informação de diversidade genética entre essas variedades e de diferenças importantes no perfil de metabólitos secundários, este projeto propõe a realização de estudos de dinâmica metabólica (circadiana e sazonal) em terpenos e derivados de ácido gálico, utilizando para isso uma árvore de C. sylvestris var. língua e outra da var. sylvestris, visando a caracterização detalhada da produção desses metabólitos pelo vegetal. Adicionalmente, serão realizados estudos preliminares de biologia molecular com o objetivo iniciar a caracterização de genes relacionados com enzimas chaves (GGPP e SDH) na produção de diterpenos e galatos.