Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito de antioxidantes no meio de maturação in vitro suplementado com fluido folicular de mulheres inférteis com endometriose sobre a qualidade oocitária e embrionária, utilizando modelo experimental bovino

Processo: 12/15070-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Paula Andrea de Albuquerque Salles Navarro
Beneficiário:Vanessa Silvestre Innocenti Giorgi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes   Infertilidade feminina   Endometriose

Resumo

A endometriose é uma doença de elevada prevalência em mulheres na menacme e apresenta forte associação com infertilidade. Os mecanismos etiopatogênicos responsáveis tanto pela redução da fertilidade natural, como pelos piores resultados dos procedimentos de reprodução assistida em portadoras desta doença permanecem pouco elucidados, sendo questionado um possível papel deletério da endometriose sobre qualidade oocitária, possivelmente mediado pelo estresse oxidativo (EO). Recentemente, em nosso laboratório, foi demonstrado que o fluido folicular (FF) de pacientes com endometriose leve causa anomalias meióticas oocitárias quando adicionado ao meio de maturação in vitro (MIV) em bovinos. Todavia, os mecanismos pelos quais o FF de portadoras de endometriose promove anomalias meióticas oocitárias permanecem desconhecidos, motivando a realização do presente estudo, com o objetivo de avaliar o efeito da adição dos antioxidantes L-carnitina e N-acetil-cisteína ao meio de MIV suplementado com FF de mulheres inférteis com ou sem endometriose sobre o fuso meiótico oocitário, desenvolvimento embrionário e taxa de apoptose de blastocistos, em modelo bovino. Para análise de anomalias meióticas, após a MIV, os oócitos serão fixados e marcados com fluorescência para a visualização do fuso celular e distribuição cromossômica. Para a análise do impacto do FF sobre a qualidade embrionária, após a fertilização in vitro, será observada a taxa de formação de blastocistos eclodidos e a percentagem de blastômeros apoptóticos nos blastocistos eclodidos pela técnica de TUNEL. Os achados visam agregar informações sobre os mecanismos etiopatogênicos da infertilidade relacionada à doença e abrir perspectivas para novas abordagens terapêuticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIORGI, VANESSA S. I.; DA BROI, MICHELE G.; PAZ, CLAUDIA C. P.; FERRIANI, RUI A.; NAVARRO, PAULA A. N-Acetyl-Cysteine and l-Carnitine Prevent Meiotic Oocyte Damage Induced by Follicular Fluid From Infertile Women With Mild Endometriosis. REPRODUCTIVE SCIENCES, v. 23, n. 3, p. 342-351, MAR 2016. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.