Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de parâmetros do Laser de Er:YAG (ssp) para aumentar a adesão a dentina afetada por cárie: estudo longitudinal

Processo: 12/15089-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Adriana Bona Matos
Beneficiário:Cynthia Soares de Azevedo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Adesão

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a ação de diferentes parâmetros de irradiação com o laser de Er:YAG (Super Short Pulse-SSP) em dentina afetada por cárie produzida artificialmente. A dentina oclusal planificada de 115 molares humanos será protegida com verniz ácido resistente na metade da face oclusal (dentina hígida - superfície controle) e na outra metade será produzida a lesão de cárie através do método microbiológico por 7 dias. Posteriormente, os diferentes parâmetros de condicionamento de superfície serão aplicados (G1 - sem condicionamento; G2 - 80mJ, 2Hz, 50µs; G3 - 70mJ, 2Hz, 50µs; G4 - 60mJ, 2Hz, 50µs; G5 - 50mJ, 2Hz, 50µs) e a avaliação morfológica será realizada através de microscopia de superfície (MEV) (n=2), avaliação morfológica da interface adesiva em MEV (n=2), microscopia eletrônica de transmissão (n=2) e ensaio de ultramicrodureza (n=5). Para a avaliação da Resistência de União o ensaio de microcisalhamento será realizado (n=12). Um sistema autocondicionante será utilizado em conjunto a uma resina nanohíbrida e a análise será realizada após armazenamento por 24 h e 6 meses. Assim, pretende-se determinar um parâmetro de condicionamento com o Laser de Er:YAG (SSP) em dentina afetada por cárie com objetivo de melhorar a adesão e a durabilidade das restaurações adesivas. Os dados quantitativos obtidos serão analisados estatisticamente e os qualitativos serão descritos comparativamente em relação ao tecido controle.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Cynthia Soares de. Avaliação do tratamento de superfície com laser de Er:YAG de pulso super curto sobre a adesão em dentina hígida e afetada por cárie: estudo longitudinal. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.