Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação temporal e transcricional dos inflamassomas no reconhecimento de Legionella pneumophila por macrófagos

Processo: 12/16941-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Dario Simões Zamboni
Beneficiário:Daiane Maria Cerqueira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Legionella pneumophila   Inflamassomos

Resumo

Legionella pneumophila é uma bactéria Gram-negativa responsável por causar, em humanos, uma severa pneumonia denominada Doença dos Legionários. Inflamassomas são complexos citoplasmáticos multiproteicos que atuam como sensores de padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs) e danos celulares (DAMPs). A restrição da multiplicação de L. pneumophila é dependente do inflamassoma composto por NLRC4/Naip5, o qual reconhece flagelina e culmina em ativação de caspase-1, piroptose e controle da infecção. Adicionalmente, caspase-1 induz a secreção de IL-1² de forma dependente de ASC. Dados recentes produzidos no laboratório demonstram a existência de um inflamassoma dependente de caspase-11, o qual é ativado quando macrófagos pré-tratados com LPS são infectados com L. pneumophila deficiente em flagelina (flaA) levando à ativação e clivagem de caspase-1, de forma dependente de ASC. Recentemente, foi descrito um modelo de ativação de caspase-11 via TLR4/TRIF/IFN tipo I que mostra que a ativação de caspase-11 é regulada transcricionalmente. A ativação desta via foi demonstrada em resposta a diversas bactérias Gram-negativas, no entanto L. pneumophila não induz esse processo, pois seu LPS não ativa o receptor TLR4. Coletivamente, esses dados indicam a existência de pelo menos duas vias ativadas por L. pneumophila que desencadeiam ativação e clivagem de caspase-1. Entretanto, pouco se sabe sobre a ativação temporal dos inflammasomas e a regulação temporal e transcricional dessas plataformas moleculares. Dessa forma, o objetivo desse projeto é investigar a regulação temporal e transcricional dos inflamassomas em resposta à infecção por L. pneumophila. Adicionalmente, será feita uma prospecção de possíveis receptores e vias intracelulares que levam à indução da expressão de caspase-11 em resposta a esse patógeno.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERQUEIRA, DAIANE M.; PEREIRA, MARCELO S. F.; SILVA, ALEXANDRE L. N.; CUNHA, LARISSA D.; ZAMBONI, DARIO S. Caspase-1 but Not Caspase-11 Is Required for NLRC4-Mediated Pyroptosis and Restriction of Infection by Flagellated Legionella Species in Mouse Macrophages and In Vivo. JOURNAL OF IMMUNOLOGY, v. 195, n. 5, p. 2303-2311, SEP 1 2015. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.