Busca avançada
Ano de início
Entree

Por uma "ciência histórica": o percurso intelectual de Cecília Westphalen, 1950-1998

Processo: 12/17664-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Karina Anhezini de Araujo
Beneficiário:Daiane Vaiz Machado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História intelectual

Resumo

Este projeto propõe a investigação do percurso intelectual de Cecília Westphalen, entre 1950 e 1998. A historiadora, aluna e posteriormente discípula do historiador francês Fernand Braudel, esteve engajada, no Brasil, por aquilo que denominava de uma "ciência histórica". Segundo sua concepção, fontes, conceitos e metodologias específicas deveriam garantir cientificidade ao trabalho do historiador. O foco voltava-se para o rigor metodológico. Objetivamos compreender os fundamentos teórico-metodológicos da sua escrita histórica - pesquisada a partir da interpretação de sua produção -, levando em consideração a complexidade do seu contexto de produção (modelos historiográficos vigentes, correntes filosóficas, acontecimentos políticos e sociais), e os diálogos e embates intelectuais configurados em diferentes espaços de sociabilidade e produção do conhecimento, como a Universidade Federal do Paraná, a Associação Nacional de História e a Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica. Situando-nos no momento de institucionalização acadêmica da pesquisa histórica e legitimação do historiador como investigador profissional, ao fazer um estudo de percurso intelectual buscamos compreender a reconfiguração da historiografia brasileira por meio da história daquelas instituições. Para a investigação de um percurso intelectual, problematizando as relações estabelecidas em determinados lugares de sociabilidade, torna-se operatório a noção de sociabilidade intelectual. No tocante aos sentidos da escrita da história e os princípios teórico-metodológicos, tencionamos interpretar a produção historiográfica de Cecília Westphalen como fruto de uma operação historiográfica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Daiane Vaiz. Por uma "ciência histórica" : o percurso intelectual de Cecília Westphalen, 1950-1998. 2016. 337 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.