Busca avançada
Ano de início
Entree

O diálogo freud - lou andreas-salomé sobre a feminilidade e o erotismo

Processo: 12/17678-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Nina Virginia de Araujo Leite
Beneficiário:Lara Medeiros Borges Pereira
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/24074-3 - A feminilidade e o erotismo nas obras de Lou Andreas-Salomé, BE.EP.DR
Assunto(s):Feminilidade   Sigmund Freud   Erotismo   Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Erotismo | Feminilidade | Freud | Lou Andreas-Salomé | Psicanálise

Resumo

Este projeto visa a realizar um diálogo entre as teorias dos psicanalistas Sigmund Freud e Lou Andreas-Salomé acerca da temática da feminilidade e do erotismo feminino. A problematização do feminino surge na obra de Freud a partir de 1905, em Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, texto no qual ele introduz a ideia de que existe uma sexualidade infantil, trazendo à tona questões bastante polêmicas sobre a sexualidade do menino e da menina. Muitas vezes considerado conservador e até mesmo misógino devido à primazia que o elemento fálico e a masculinidade assumiam em sua teoria, Freud revê seu posicionamento sobre o tema a partir de 1923, influenciado, em parte, pelas teorias de Lou Andreas-Salomé. Ao longo dos 25 anos em que estudou e praticou a psicanálise, Lou Salomé se destaca como a grande interlocutora de Freud e da metapsicologia freudiana. Suas questões se centram, sobretudo, na temática da sexualidade feminina, no amor e nas questões de narcisismo e diferença sexual. Dado este panorama, este trabalho pretende investigar aprofundadamente de que forma se deu a aproximação entre as ideias de Freud e Lou Salomé, bem como as descobertas, reconstruções e reformulações que tal contato possibilitou para o desenvolvimento de uma teoria sobre a feminilidade e o erotismo feminino nas obras de ambos os autores, que possibilitaram que, mais tarde, a discussão sobre este tema tivesse maior visibilidade em diversos âmbitos da sociedade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Lara Medeiros Borges. O diálogo Freud - Lou Andreas-Salomé sobre a feminilidade e o erotismo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.