Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência de plantas taniníferas (leguminosas) no controle de helmintos gastrintestinais de ovinos

Processo: 12/18379-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Helder Louvandini
Beneficiário:Érika Breda Canova
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos   Tanino   Sustentabilidade   Leguminosae

Resumo

A ovinocultura no Brasil tem-se expandido a cada ano e junto vêm os problemas sanitários, relacionados com os nematoides gastrintestinais. Os parasitas tornaram-se resistentes aos principais fármacos anti-helmínticos existentes no mercado. Devido a este contexto, o uso de plantas taniníferas (PT) para o controle parasitário tem sido uma alternativa. Os taninos podem diminuir a carga parasitária e melhorar a produção animal. Objetiva-se avaliar através do teste in vitro o desembainhamento da cutícula da L3 de Haemonchus contortus e o teste de motilidade sobre nematóide de vida livre Caenorhabditis elegans utilizando o extrato de 15 plantas leguminosas taniníferas. Posteriormente, os extratos das duas plantas que obtiveram os melhores resultados in vitro serão avaliados em teste in vivo. Serão utilizados 24 animais infectados artificialmente com Haemonchus contortus. Os animais serão divididos em três grupos: Grupo1: recebendo o a melhor planta do teste in vitro. Grupo2 recebendo a segunda melhor planta do teste in vitro e Grupo3: controle. O experimento terá 53 dias, nesse período os animais serão avaliados pela contagem de ovos de parasita nas fezes (OPG), hematócrito, peso e teste bioquímico do perfil hepático e renal. Testes de eclodibilidade serão realizados com as fezes de animais sob tratamento para verificação da viabilidade dos ovos. Ao final, os animais serão abatidos e abomaso será separado para a contagem total de parasitas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANOVA, Érika Breda. Eficiência de plantas taniníferas no controle de helmintos gastrintestinais de ovinos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.