Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa Roda Viva (TV cultura): Ciência e Tecnologia em debate (1986-2006)

Processo: 12/18237-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Gildo Magalhães dos Santos Filho
Beneficiário:Livia Maria Botin
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da ciência   Ciência e tecnologia   História da comunicação

Resumo

Esta pesquisa de doutorado pretende investigar como o programa Roda Viva, produzido pela TV Cultura, debateu e divulgou temas relacionados à ciência e tecnologia nas últimas décadas do século XX (1986-2006). Parte-se do pressuposto que as visões sobre atividade científica apresentada no programa refletem, sobretudo, o próprio projeto pedagógico e político da TV Cultura bem como as expectativas das elites intelectuais paulistas que atuaram nessa instituição ao longo desse período. Além disso, faz-se necessário resgatar como essas entrevistas contribuíram para a construção de múltiplas visões sobre a ciência no país. O corpus documental previsto para a pesquisa é composto por três grandes séries documentais: 1) as entrevistas com figuras públicas e políticas representativas das áreas de C&T no país e com integrantes da comunidade científica; 2) os Estatutos da Fundação Padre Anchieta e os relatórios relativos à TV Cultura, e, finalmente, 3) as entrevistas com membros participantes da produção do programa Roda Viva.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOTIN, Livia Maria. Ciência e tecnologia em debate: uma análise das entrevistas do programa Roda Viva, da TV Cultura (1986-2006). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.