Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de um infiltrante resinoso no tratamento de lesões de mancha branca: análise in vitro, in situ e in vivo

Processo: 12/18579-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Linda Wang
Beneficiário:Maria Cristina Carvalho de Almendra Freitas
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/23310-5 - Avaliação da permeabilidade de infiltrantes resinosos experimentais no tratamento de lesões de mancha branca artificiais, BE.EP.DR
Assunto(s):Desmineralização do dente   Cárie dentária

Resumo

A cárie é uma doença multifatorial que provoca lesões nos tecidos dentais duros desde comprometimento incipiente em nível ultra-estrutural, até a destruição total dos tecidos mineralizados. Atualmente, de acordo com a Odontologia minimamente invasiva, a maior preocupação é de tratar e paralisar lesões ainda precoces para que essas não progridam, evitando um tratamento mais invasivo. Existem diversas abordagens para o tratamento destas lesões e mais recentemente foi desenvolvido um agente resinoso com o poder de infiltrar o tecido dentário, preenchendo os poros do esmalte afetado pela lesão, impedindo a sua progressão. Este infiltrante de cárie é conhecido pelo nome comercial de Icon®. Este projeto tem o objetivo de avaliar o efeito do Icon® sobre lesões cariosas artificiais produzidas por diferentes protocolos, e a eficiência deste tratamento após novo desafio ácido por modelos experimentais in vitro e in situ, utilizando a microdureza superficial e longitudinal. A eficiência clínica será avaliada por um estudo clínico controlado randomizado comparando o uso do infiltrante com um verniz fluoretado em lesões de manchas brancas. Na fase in vitro, lesões cariosas artificiais serão produzidas em 90 espécimes de esmalte bovino através de três diferentes protocolos (gel MC, solução MHDP e ciclagem DES-RE). Os espécimes serão tratados com o infiltrante e submetidos a novo desafio ácido por ciclagem DES-RE. A microdureza superficial e longitudinal dos espécimes será avaliada em 3 tempos: após a desmineralização pelos diferentes protocolos, após o tratamento com o infiltrante e após o novo desafio ácido. Na fase in situ participarão 12 voluntários, os quais usarão dispositivos palatinos contendo quatro espécimes de esmalte bovino por 14 dias. Durante este período, os voluntários irão gotejar solução de sacarose 8x/dia sobre os espécimes. A microdureza superficial e longitudinal dos espécimes será avaliada em 3 tempos: após a desmineralização, após o tratamento com o infiltrante e após o novo desafio ácido in situ. Na avaliação clínica, as avaliações serão realizadas diretamente e por fotografia, ambos seguindo o critério modificado de Gorelick, Geiger e Gwinnett (1982) e pelo índice ICDAs-II. O uso de QLF, como variável de resposta complementar, também será utilizado nas avaliações que ocorrerão nos seguintes tempos: imediato, 1 semana, 4 e 8 semanas. Os dados serão coletados e analisados estatisticamente de acordo com a distribuição a ser verificada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WANG, LINDA; CARVALHO DE ALMENDRA FREITAS, MARIA CRISTINA; PRAKKI, ANURADHA; MOSQUIM, VICTOR; MIRANDA GONZALEZ, ALEJANDRA HORTENCIA; RIOS, DANIELA; HONORIO, HEITOR MARQUES. Experimental self-etching resin infiltrants on the treatment of simulated carious white spot lesions. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 113, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
CARVALHO DE ALMENDRA FREITAS, MARIA CRISTINA; NUNES, LARISSA VASCONCELLOS; COMAR, LIVIA PICCHI; RIOS, DANIELA; MAGALHAES, ANA CAROLINA; HONORIO, HEITOR MARQUES; WANG, LINDA. In vitro effect of a resin infiltrant on different artificial caries-like enamel lesions. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 95, p. 118-124, NOV 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Maria Cristina Carvalho de Almendra. Efeito de um infiltrante resinoso no tratamento de lesões de mancha branca: análise in vitro e in situ. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.